
Foto: Douglas Macedo
O município de Niterói foi o maior contratante, gerando 1.199 novas vagas e alcançando a segunda posição no ranking estadual. Outras cidades da região também se destacaram no mês de novembro. São Gonçalo, com 758 novas contratações, ficou na quarta posição, e Itaboraí, com 616 vagas, ocupa o sexto lugar entre os municípios que mais ofereceram oportunidades de trabalho formal no estado.
O setor do Comércio foi o responsável pelo resultado positivo, com a abertura de 1.846 vagas no segmento varejista, impulsionado pelas contratações de fim de ano. Os setores de Serviços, com 1.333 vagas, e Indústria e Construção, com 829 oportunidades, também contribuíram para o crescimento do mercado de trabalho na região.
O estado do Rio de Janeiro também teve um bom desempenho no mercado formal de emprego, com a criação de 165.701 postos de trabalho de janeiro a novembro. O setor de Serviços foi o mais beneficiado, gerando 102.332 vagas, seguido pela Indústria, com 45.062 novas contratações.
No mês de novembro, o setor do Comércio liderou o saldo de empregos no estado, com 10.522 novas vagas. A área de lojas de Vestuário e Acessórios foi a que mais contratou, seguida por Hipermercados e Supermercados e de Calçados e Artigos de Viagem. O setor de Serviços também teve destaque, com 10.338 novas vagas, principalmente na atividade de Seleção, Agenciamento e Locação de Mão de Obra. Já o setor Industrial Fluminense liderou a geração de empregos industriais no país, com 3 mil novas contratações.
As micro e pequenas empresas foram as maiores responsáveis pelo aumento de empregos, com 15.867 novas vagas. As médias e grandes empresas contribuíram com 7.647 contratações.
A análise realizada pela Firjan é baseada nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A plataforma Retratos Regionais permite uma visão detalhada dos setores industriais e do cenário geral de empregos em cada região, podendo ser acessada pelo link: https://bit.ly/2WunK6l.