
Foto: Lucas Merçon – Fluminense
O Fluminense se prepara para sua estreia no Mundial de Clubes e, ao mesmo tempo, busca o reconhecimento da FIFA em relação à sua primeira conquista no cenário mundial: a Copa Rio de 1952. Na época, não havia as competições da Libertadores e Liga dos Campeões, e o Tricolor se consagrou campeão invicto enfrentando os campeões nacionais de ligas da Europa e do Uruguai.
O torneio recebeu o nome da cidade do Rio por sua participação financeira e apoio na concretização da competição. Em um dossiê entregue à FIFA, o Fluminense argumenta que a própria entidade aprovou a disputa, com o intuito de manter o futebol brasileiro em destaque no cenário internacional.
Segundo o jornalista Daniel Cohen, coordenador do departamento Flu-Memória, todos os árbitros eram do quadro oficial da FIFA, assim como a bola utilizada na competição. A FIFA tinha grande interesse em ver o futebol crescer e se destacar no país.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
O Fluminense também ressalta a relevância dos oito clubes participantes, que foram convidados por suas conquistas nos anos anteriores. Sporting, da Portugal, Grasshoppers, da Suíça, e Peñarol, do Uruguai, foram alguns dos times que participaram. Juventus e Racing, campeões na Itália e Argentina, respectivamente, não aceitaram o convite.
O jornalista Daniel Cohen destaca que apenas clubes gigantes de países fortes no esporte foram convidados para participar. Áustria e Suíça eram consideradas potências europeias no início dos anos 1950, assim como o Brasil e Uruguai pela América do Sul.
Na época, o Fluminense conquistou o título ao vencer o Corinthians na final por 2 a 0 e empatar por 2 a 2. Os jornais da época chegaram a chamar o Tricolor de campeão do mundo em suas manchetes, o que é um dos argumentos utilizados pelo clube.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Além da grande relevância histórica, a conquista também é marcada pela equipe formada por grandes ídolos do Fluminense, como Castilho, Pinheiro, Orlando Pingo de Ouro, Telê e Didi. O time foi imbatível em campo e teve uma vitória marcante por 3 a 0 sobre o Peñarol, base da seleção uruguaia que derrotou o Brasil na final da Copa de 1950.
O Fluminense aproveita a disputa do Mundial de 2023 para reforçar sua campanha pelo reconhecimento da Copa Rio de 1952 como seu primeiro título mundial.

Foto: Flu-Memória
O clube já deu passos importantes, como aumentar a divulgação da história e inserir referências ao título nas camisas. Em 2016, enviou o primeiro ofício à FIFA, e em 2021, contou com o apoio do presidente da CBF à época, Rogério Caboclo, para enviar um documento buscando o reconhecimento.
A FIFA já considera a Copa Rio com a mesma importância da antiga Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004. No entanto, o objetivo do Fluminense é que a Copa Rio seja oficialmente reconhecida como seu primeiro título mundial.
Como foi a campanha do Fluminense na Copa Rio de 1952
Fluminense 0x0 Sporting (Portugal)
Fluminense 1×0 Grasshoppers (Suíça)
Fluminense 3×0 Peñarol (Uruguai)
Fluminense 1×0 Áustria Viena (Áustria)
Fluminense 5×2 Áustria Viena
Fluminense 2×0 Corinthians
Fluminense 2×2 Corinthians