EsportesFutebol

Fluminense chega ao Mundial com esperança de reconhecimento da Copa Rio

Fluminense chega ao Mundial com esperança de reconhecimento da Copa Rio

Foto: Lucas Merçon – Fluminense

O Fluminense se prepara para sua estreia no Mundial de Clubes e, ao mesmo tempo, busca o reconhecimento da FIFA em relação à sua primeira conquista no cenário mundial: a Copa Rio de 1952. Na época, não havia as competições da Libertadores e Liga dos Campeões, e o Tricolor se consagrou campeão invicto enfrentando os campeões nacionais de ligas da Europa e do Uruguai.

O torneio recebeu o nome da cidade do Rio por sua participação financeira e apoio na concretização da competição. Em um dossiê entregue à FIFA, o Fluminense argumenta que a própria entidade aprovou a disputa, com o intuito de manter o futebol brasileiro em destaque no cenário internacional.

Segundo o jornalista Daniel Cohen, coordenador do departamento Flu-Memória, todos os árbitros eram do quadro oficial da FIFA, assim como a bola utilizada na competição. A FIFA tinha grande interesse em ver o futebol crescer e se destacar no país.

“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”

O Fluminense também ressalta a relevância dos oito clubes participantes, que foram convidados por suas conquistas nos anos anteriores. Sporting, da Portugal, Grasshoppers, da Suíça, e Peñarol, do Uruguai, foram alguns dos times que participaram. Juventus e Racing, campeões na Itália e Argentina, respectivamente, não aceitaram o convite.

O jornalista Daniel Cohen destaca que apenas clubes gigantes de países fortes no esporte foram convidados para participar. Áustria e Suíça eram consideradas potências europeias no início dos anos 1950, assim como o Brasil e Uruguai pela América do Sul.

Na época, o Fluminense conquistou o título ao vencer o Corinthians na final por 2 a 0 e empatar por 2 a 2. Os jornais da época chegaram a chamar o Tricolor de campeão do mundo em suas manchetes, o que é um dos argumentos utilizados pelo clube.

“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”

Além da grande relevância histórica, a conquista também é marcada pela equipe formada por grandes ídolos do Fluminense, como Castilho, Pinheiro, Orlando Pingo de Ouro, Telê e Didi. O time foi imbatível em campo e teve uma vitória marcante por 3 a 0 sobre o Peñarol, base da seleção uruguaia que derrotou o Brasil na final da Copa de 1950.

O Fluminense aproveita a disputa do Mundial de 2023 para reforçar sua campanha pelo reconhecimento da Copa Rio de 1952 como seu primeiro título mundial.

Fluminense chega ao Mundial com esperança de reconhecimento da Copa Rio

Foto: Flu-Memória

O clube já deu passos importantes, como aumentar a divulgação da história e inserir referências ao título nas camisas. Em 2016, enviou o primeiro ofício à FIFA, e em 2021, contou com o apoio do presidente da CBF à época, Rogério Caboclo, para enviar um documento buscando o reconhecimento.

A FIFA já considera a Copa Rio com a mesma importância da antiga Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004. No entanto, o objetivo do Fluminense é que a Copa Rio seja oficialmente reconhecida como seu primeiro título mundial.

Como foi a campanha do Fluminense na Copa Rio de 1952

Grupo A (Rio de Janeiro)
Fluminense 0x0 Sporting (Portugal)
Fluminense 1×0 Grasshoppers (Suíça)
Fluminense 3×0 Peñarol (Uruguai)
Semifinal contra o 2º colocado do Grupo B (São Paulo)
Fluminense 1×0 Áustria Viena (Áustria)
Fluminense 5×2 Áustria Viena
Final
Fluminense 2×0 Corinthians
Fluminense 2×2 Corinthians
– 7 jogos, com 5 vitórias e 2 empates. Foram 14 gols marcados e 4 sofridos.
– Marinho e Orlando Pingo de Ouro, ambos do Fluminense, foram os artilheiros do torneio, com sete gols cada.
Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes