Internacional

Inteligência artificial é o futuro da NVIDIA, diz CEO

Inteligência artificial é o futuro da NVIDIA, diz CEO

Foto: Divulgação

O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, enviou um e-mail a toda sua equipe declarando que a empresa não é mais focada em gráficos, mas sim em inteligência artificial. A informação foi revelada pelo vice-presidente de marketing corporativo, Greg Estes, ao The New Yorker. Segundo Estes, o e-mail de Huang deixou claro que a partir de segunda-feira a empresa será dedicada ao deep learning e que a era dos gráficos ficou para trás. Essa mudança de direção vem logo após o desenvolvimento de AlexNet, modelo de inteligência artificial desenvolvido por Alex Krizhevsky e Ilya Sutskever, utilizando a GPU da NVIDIA.

A NVIDIA tem mostrado um interesse crescente no campo da inteligência artificial ao longo do ano de 2023, tendo seus esforços em supercomputação impulsionado suas receitas e acompanhado a tendência iniciada pelo ChatGPT. Agora, a empresa está trabalhando em diversos softwares e hardwares voltados para IA, colocando as GPUs para games em segundo plano. Porém, isso não significa que ela abandonará esse mercado completamente. A NVIDIA afirmou que continuará lançando placas de vídeo, como os novos modelos RTX 40 SUPER que serão revelados na CES 2024, além das GPUs “Blackwell” previstas para 2025.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

A ascensão da NVIDIA no campo da inteligência artificial, impulsionada pelo ChatGPT, não apenas contribuiu para o desenvolvimento do modelo, mas também atraiu uma ampla gama de clientes interessados em expandir seus negócios nesse setor. Essa empreitada rendeu à empresa uma posição de destaque no mercado, ficando atrás apenas da Amazon e da Alphabet em termos de rentabilidade.

Inteligência artificial é o futuro da NVIDIA, diz CEO

CEO da Nvidia, Jensen Huang – Foto: Reprodução

Embora a NVIDIA esteja cada vez mais focada em IA, isso não significa que ela tenha abandonado completamente o mercado de gráficos. Recursos como o DLSS 3.5, que utiliza IA para aprimorar a qualidade de imagem em jogos, e o futuro ACE, que promete melhorias significativas em áreas como ray tracing, demonstram o compromisso da empresa em atender às demandas dos gamers.

Essa mudança de foco provavelmente intensificará a competição entre a NVIDIA, AMD e Intel. Com seus projetos de GPUs mais robustas, é possível que essas empresas se enfrentem em algum momento. No entanto, Jensen Huang já deixou claro que não pretende competir diretamente com a Intel, afirmando que “eu não vou na mesma direção que eles. Assim que eles se aproximarem, eu pego meus chips e corro para outro lado”.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *