Na manhã desta sexta-feira (8), faleceu André Luiz de Amorim Chapeta, aos 50 anos, vítima de um ataque de sua companheira, que o incendiou na última segunda-feira (4) no bairro Jardim América, Zona Norte do Rio. O paciente estava internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos.
A suspeita, Ana Maria Paixão, continua em liberdade. Ela havia sido detida na manhã de quinta-feira (7) pela 38ª Delegacia de Polícia (Brás de Pina), mas o Tribunal de Justiça do Rio ainda não se pronunciou sobre o pedido de prisão feito pela Polícia Civil por volta das 15h.
Inicialmente, o caso estava sendo tratado como tentativa de homicídio. Porém, com o falecimento de André Luiz, Ana Maria passará a responder por homicídio qualificado pelo uso cruel do fogo e por motivo fútil, uma vez que o crime foi motivado por ciúmes.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
O delegado Flávio Rodrigues, responsável pela investigação, informou que a autora foi liberada na noite de quinta-feira. Ana Maria não possuía antecedentes criminais. A ação de Ana Maria ocorreu dentro de uma peixaria localizada na Rua Cari Levi.
Após prestar depoimento na quinta-feira, ela confessou o crime. A autora também não possuía registros criminais até o momento do incidente. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver Ana Maria jogando álcool no corpo da vítima e em seguida acendendo um isqueiro.
No momento em que despeja o líquido inflamável, a vítima permanece sentada e parece não acreditar que será incendiada. Após o fogo se espalhar, ele corre em chamas em direção ao interior do estabelecimento. O Corpo de Bombeiros foi acionado na madrugada, às 1h13, para atender a um chamado de “agressão por objeto quente”.
A equipe do quartel de Parada de Lucas compareceu ao local e socorreu a vítima, que foi encaminhada em estado grave para o Hospital Getúlio Vargas. Em outros vídeos que circulam nas redes, é possível ver o homem com partes do corpo enfaixadas se recuperando no hospital.