Inclusão é Notícia - Angel Cavalcanti

Papa Francisco pede pela inclusão das pessoas com deficiência

Papa Francisco Pede Pela Inclusão das Pessoas com Deficiência

Foto: CNBB.org.br

Representante maior da Igreja Católica Romana, e chefe do Estado do Vaticano, Papa Francisco dedicou a intenção de oração da Igreja, para o mês de dezembro/23, às PcD.

“Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção da sociedade, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação ativa” disse Papa Francisco.

Tema amplo o conteúdo da mensagem contempla e convida a reflexão e a evolução de procedimentos para com as PcD nos aspectos das relações sociais e profissionais, como um todo, inclusive, no exercício eclesiástico.

Destaca que nada adianta adaptações físicas de acessibilidade (regulamentadas e previstas por lei em diversos países do mundo) sem proporcionar uma sociedade inclusiva com respeito e aceitação as diferenças no tocante a interação social.

O vídeo de “Francisco” para o mês de dezembro/23, produzido pela Rede Mundial de Oração do Papa, está disponível na página do YouTube da CNBB e reforça a postura contemporânea de mudança na forma de agir e pensar a multiplicidade humana; incentiva também o maior apoio das políticas regionais para projetos que “favoreçam a inclusão”:

“Muitas delas sofrem rejeição, baseada na ignorância ou baseada nos preconceitos, que as transformam em marginalizadas. As instituições civis têm que apoiar seus projetos com acessibilidade à educação, ao emprego e aos espaços onde possam exprimir sua criatividade.” ressalta o Papa Francisco.

“Leia mais notícia de Angel Cavalcanti aqui”

Essa intenção de oração de dezembro/23 está em consonância com a data e o mês em que a ONU estabeleceu para o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” comemorado em 3/12, com o objetivo de promover os direitos e o bem estar da PcD.

“Há necessidade de programas e iniciativas que favoreçam a inclusão. Sobretudo há necessidade de grandes corações que queiram acompanhar. É mudar um pouco nossa mentalidade para abrirmo-nos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial. Criar uma paróquia plenamente acessível não significa somente eliminar as barreiras físicas, mas assumir também que temos de deixar de falar de ‘eles’ e passar a falar de ‘nós’”, palavras de alerta do Papa.

Vou além: falarmos de “todos nós”. Em um contexto mundial onde a produtividade (assim como na revolução industrial) tomou o perfil do que importa, tomando o lugar da qualidade, desmerecendo pessoas “deficientes” ou que vivem “um momento ruim”, não correspondendo a todo momento “totalmente com o que é esperado”, precisamos pensar um modelo de sociedade diferente (e mesmo revolucionária) da que estamos inseridos. Pessoas vivem diferentes momentos, PcD ou não, mas, todas precisam (ou pelo menos deveriam) assumir um compromisso comum e concreto para que, seguindo o exemplo de “Jesus”, como ressalta Papa Francisco, possam respeitar a dignidade e o lugar de todos.

“Leia mais notícia de Angel Cavalcanti aqui”

É fundamental, inclusive, que meios de comunicação, assim como no FOLHA DO LESTE, promovam espaço e participação ativa de assuntos relacionados a cultura inclusiva por meio de profissionais especializados, a educação e utilidade pública, cultivando e construindo comunicação com o leitor e incentivando programas e iniciativas para que todos sejam incluídos, apoiados, acolhidos, integrados, ouvidos e reconhecidos pela sociedade. É preciso acreditar na humanidade e ser mudança de mentalidade, de escuta, de olhar, independente de credo, local geográfico ou exercício profissional.

Conclui Papa Francisco:

“Rezemos para que as pessoas portadoras de deficiência estejam no centro de atenção da sociedade, e as instituições promovam programas de inclusão que valorizem a sua participação ativa.”

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *