
Foto: Divulgação – Eletronuclear
A usina nuclear Angra 1, atualmente em processo de reabastecimento desde o final de outubro, enfrentou uma situação de emergência nesta quarta-feira, devido a um incidente elétrico. De acordo com a Eletronuclear, responsável pela usina, o evento foi prontamente resolvido em três horas, sem riscos para os trabalhadores.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear informou que o incidente foi detectado pelos operadores da sala de controle, quando foi registrada uma falha em uma das barras de segurança da usina, ocasionando a perda de alimentação na bomba de resfriamento na piscina de combustível.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Em comunicado oficial, a empresa assegura que o incidente não representou qualquer risco radiológico ao meio ambiente ou aos trabalhadores envolvidos na operação programada de reabastecimento da usina.
Um relatório detalhado sobre o incidente, incluindo informações sobre o ocorrido, será elaborado e encaminhado para a Comissão Nacional de Energia Nuclear dentro de até 30 dias.
A Usina Angra 1 está atualmente em parada programada, fora do sistema de produção de energia desde o final de outubro, em virtude das atividades de reabastecimento de combustível da unidade, processo que deve durar 50 dias.