O “Novembro Azul”, como é carinhosamente chamado, é uma campanha mundial durante todo o mês de novembro, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Durante todo o mês, praticamente todos os municípios do RJ, com diferentes ações e intensidades, têm se dedicado à conscientização da saúde do homem, nas unidades públicas de saúde.
O período relembra os cuidados fundamentais e necessários para a prevenção de doenças que afligem especificamente a população masculina; é preciso atenção para a saúde individual, sexual e reprodutiva. Vale destacar que o diagnóstico exato, a partir da realização de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos são importantes para a redução da mortalidade precoce e do avanço de qualquer enfermidade.
“Leia mais notícia de Angel Cavalcanti aqui”
As mulheres, em sua maioria, procuram realizar mais exames preventivos, o que é uma conquista comportamental após décadas de campanhas da saúde pública, destinadas a esse público. Ainda há um obstáculo cultural e preconceituoso, na população masculina, o que dificulta que muitos homens procurem realizar exames preventivos e compreender que cuidar melhor de si mesmos faz toda a diferença na prevenção, principalmente, do câncer de prostata.
Você, que é leitor do “FOLHA DO LESTE”, não permita que o preconceito ou o desconhecimento interfiram na sua melhor decisão: procure um clínico geral ou especialista, converse honestamente sobre dúvidas e sintomas, e, realize exames preventivos. Sua saúde e o seu corpo merecem atenção e cuidados médicos. Trata-se de uma decisão de coragem, orgulho próprio e que fará bem a você e a todos da sua família. Um homem que se cuida, físico e mentalmente, é uma pessoa melhor em vários aspectos.
Permita-se ser examinado, cuidado e orientado por um profissional de saúde.
O autocuidado é essencial para mantermos uma boa saúde física e mental. Cuide-se e seja um multiplicador do seu autocuidado.
“Amor inspira e encoraja. Exemplo educa e incentiva.”