A Light está trabalhando intensamente nesta terça-feira (21) para restabelecer a energia nas áreas da Rocinha que estão sem luz há cerca de 10 dias. Segundo relatos dos moradores, a comunidade tem sofrido com a falta de energia nesse período. A associação de moradores informou que praticamente todos os problemas registrados já foram solucionados pela equipe da Light. Além disso, estão sendo realizadas a substituição de dois transformadores no alto do Terreirão e na Rua 1.
A empresa possui um prazo determinado pela Justiça para realizar os reparos e restabelecer a energia, sob risco de multa diária de R$ 50 mil. Contudo, até o momento, não houve manifestação do juízo sobre o assunto.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Os moradores, insatisfeitos com a situação, fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra na tarde de segunda-feira (20) em mais um protesto contra a falta de luz.
A Light informou que está empenhada em resolver o problema na Rocinha e reforçou suas equipes de campo para atender aos clientes que ainda estão sem energia. Segundo a empresa, a recorrência das quedas de energia se deve à sobrecarga na rede causada por ligações clandestinas, que chegam a representar 84% das residências na Rocinha.
A concessionária ressalta que seus equipamentos são configurados e instalados para atender aos clientes de forma regular, mas acabam sobrecarregados pelas demandas irregulares dos “gatos”, ocasionando as interrupções na energia.