Celebrando seus 28 anos de emancipação nesta quarta-feira (15), mesmo dia do feriado da Proclamação da República, o município de Tanguá recebe no dia seguinte, na quinta (16), o Festival Literário Energia para Ler na Praça Robson Siqueira Nunes como atividade de comemoração do aniversário do município.
Até o dia 18 a programação vai ter peças de teatro, dança, performances culturais, saraus e um café literário, com a participação de artistas locais e nacionais, incluindo figuras renomadas como o carnavalesco Milton Cunha e o ator Ricky Tavares. O evento também conta com atividades voltadas para a Semana da Consciência Negra.
Flávio Valadares, um dos organizadores, destaca a qualidade da programação, ressaltando a celebração do aniversário da cidade e a semana da consciência negra. Ele destaca a diversidade das atividades, como conversas literárias, contação de histórias, animação, entre outras. Tanguá é a nona cidade a receber o projeto em 2023, e a organização está satisfeita com os resultados até agora.
“A programação de Tanguá está incrível, pois será uma combinação de celebração do aniversário com a participação de diversos artistas locais. Também estamos celebrando a semana da consciência negra com uma variedade de atividades culturais que valorizam a luta e a resistência do povo negro. Além disso, contamos com conversas literárias, contação de histórias, animação e muitas outras atividades. Tanguá é a 9ª cidade a receber o projeto em 2023, e estamos muito felizes com o resultado que alcançamos”, explica Valadares.
A programação é gratuita e aberta a todas as idades, oferecendo 12 horas de atividades nos dois primeiros dias, das 8h às 20h. O último dia do evento contará com o Simpósio de Educação e Cultura, reunindo profissionais da educação municipal e fazedores de cultura. As atividades ficam por conta do historiador e carnavalesco Milton Cunha, e os produtores Flávio Valadares e Rodrigo Lobo. O simpósio visa transformar a educação local com práticas pedagógicas que incentivem o gosto pela leitura desde cedo.
Além disso, o evento contará com apresentações de 12 unidades escolares do município, onde os alunos mostrarão os pontos positivos de suas escolas, incluindo uma apresentação do clássico “Minha Mãe é uma Peça”, sucesso do eterno humorista Paulo Gustavo.
“Tanguá nos acolheu, e agradecemos à Prefeitura pelo apoio. É motivo de orgulho ter muitas escolas participando ativamente da programação do Energia. Nossa proposta é levar cultura e entretenimento para o interior fluminense, e quando a cidade nos abraça, vivemos literalmente uma transformação. O projeto deixa um legado por onde passa. Tenho certeza de que todos ficarão com saudades desse mega projeto que está democratizando a cultura no Rio de Janeiro”, garante Lobo.
Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento, expressa a gratidão pela acolhida em Tanguá e destaca a participação ativa das escolas no Energia para Ler. Ele ressalta que o projeto busca levar cultura e entretenimento para o interior fluminense e destaca a transformação que ocorre nas cidades que recebem o projeto.
A Enel Distribuição Rio participa do Energia para Ler, promovendo atividades e palestras sobre consumo consciente de energia elétrica, além de realizar a troca de lâmpadas em Tanguá. As iniciativas do Enel Compartilha Consumo Consciente visam orientar sobre o uso adequado da energia em casa, evitando gastos desnecessários.
A Van Experience, um veículo adaptado para interatividade com o público, oferece diversas atividades, como jogos, vídeos interativos em telas touch, quadro de realidade aumentada e até um dispositivo de geração de energia solar, localizado no teto, que pode ser monitorado pelos visitantes. Ferramentas de inclusão e acessibilidade, como uma rampa de acesso, legendas para os vídeos e fones antirruído, também estarão disponíveis para garantir uma experiência confortável e inclusiva para todos.
Os participantes terão a oportunidade de trocar até quatro lâmpadas ineficientes por modelos de LED, que são até 80% mais econômicos e 10 vezes mais duráveis. Para participar, basta ser maior de 18 anos, levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para a troca por unidade consumidora.
O Energia para Ler é um movimento artístico e educacional patrocinado pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e realizado pela Motivos Produções. Neste ano, o evento já passou por oito cidades (São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus do Itabapoana, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Duas Barras, São José do Vale do Rio Preto e Itaboraí). A última cidade contemplada será Rio Bonito, que receberá o evento de 27 a 30 de novembro. A programação completa está disponível no site www.energiaparaler.com.br e nas redes sociais da Motivos Produções.