A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, levou nesta terça-feira cerca de 75 alunos do ensino médio do curso de Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba, para participar do programa ‘Urbanista por Um Dia’, anteriormente voltado apenas para estudantes do ensino fundamental. Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a área recentemente demolida no bairro Pedreiras, às margens do rio Mumbuca, e oferecer sugestões sobre como utilizar o novo espaço.
Antes de irem a campo, os alunos receberam uma apresentação sobre o programa e assistiram a um vídeo que mostrava a projeção do planejamento para a área que está sendo recuperada. Em seguida, foram levados até o local para analisá-lo de perto. Segundo a coordenadora do ‘Urbanista por Um Dia’, Ana Claudia Garcia, o programa está em fase de expansão e agora alcança também a comunidade local.
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A professora Daniela de Paula, responsável pela disciplina de Desenho Técnico e Arquitetônico, acompanhou o trabalho dos estudantes e destacou as possibilidades sugeridas por eles, como a construção de áreas de lazer, a preservação do bambuzal e a criação de um museu do rio. Para Daniela, essa experiência prática será muito proveitosa para os alunos, uma vez que eles poderão ver o espaço pessoalmente, algo diferente dos estudos teóricos.
Um dos alunos presentes na visita relembrou sua participação no programa quando ainda estava no ensino fundamental, e como essa experiência o ajudou a decidir qual seria seu curso futuro. Ramon de Castro Moraes, de 16 anos, revelou que a preparação do projeto na época foi marcante e influenciou sua escolha profissional. Ele enfatizou a importância de ter vivências práticas além da teoria.
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O programa ‘Urbanista por Um Dia’ foi criado em 2017, inicialmente envolvendo apenas alunos da escola municipal de ensino fundamental. Através de dinâmicas em grupo, os participantes têm a oportunidade de vivenciar um dia como arquitetos, explorando um espaço específico e propondo mudanças que são posteriormente convertidas em maquetes e estudos preliminares para o desenvolvimento da cidade.
Com o tempo, o programa evoluiu e passou a envolver não apenas os estudantes, mas também a comunidade em geral. Além disso, foi implementada uma nova forma de atuação, como extensão acadêmica, para aprofundar o conhecimento dos alunos e estabelecer uma conexão entre teoria e prática, com o objetivo de repensar o ambiente urbano para melhorar a cidade e a vida de seus cidadãos. O programa busca promover uma abordagem participativa e inclusiva na melhoria do ambiente urbano.