
Foto: Reprodução – Redes Sociais
Uma baleia da espécie jubarte, Megaptera novaeangliae, foi encontrada morta por pescadores na tarde desta segunda-feira (6) no mar, na altura da Praia do Bananal, na Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ. A descoberta gerou preocupação e levantou questionamentos sobre as possíveis causas do óbito.
Diante dessa situação, o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores, mais conhecido como Maqua, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi acionado para investigar o caso. Nesta terça-feira (7), a equipe estará no local para coletar amostras da baleia e realizar análises que podem fornecer informações cruciais sobre a causa da morte.
Para a destinação adequada da carcaça do animal, a responsabilidade ficará a cargo da prefeitura local.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
É importante ressaltar que esse tipo de procedimento deve ser realizado com cautela e respeito às normas ambientais vigentes.
O Maqua é um renomado laboratório de pesquisa especializado no estudo de mamíferos aquáticos, peixes e tartarugas marinhas. Com uma infraestrutura de ponta e equipamentos avançados, o laboratório é capaz de investigar a vida marinha e os impactos causados pelo homem no ambiente marítimo. Além disso, a equipe conta com uma ótima estrutura para a realização de trabalhos de campo em alto mar.
Em caso de necessidade, o Maqua pode ser acionado pelo telefone (Watsap) 2199784-0777.