
Foto: Katito Carvalho
A Prefeitura de Maricá está com inscrições abertas até o dia 29/10 para o Qualifica Maricá, programa de qualificação profissional que oferece 1.350 vagas em 13 cursos gratuitos. Deste total, 30% das vagas são destinadas aos participantes dos programas sociais da prefeitura e pessoas com deficiência. O sorteio das vagas acontecerá no dia 30, com as aulas previstas para iniciar no dia 13 de novembro.
Os cursos abrangem diferentes níveis de escolaridade, sendo exigido apenas o ensino fundamental completo. A duração total dos cursos é de três meses, com carga horária variando entre 160 e 280 horas/aula. Entre as áreas de atuação contempladas pelos cursos estão setor administrativo, construção civil e camareira, entre outras.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
As inscrições são feitas exclusivamente online, através do site www.qualificamarica.com.br.
“O Qualifica Maricá já é reconhecido na cidade e temos grandes expectativas para esta próxima edição. Estamos oferecendo mais uma vez uma diversidade de cursos que possuem demanda no mercado de trabalho. Convidamos a todos a participarem desta rodada”, destaca Cláudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
O secretário de Trabalho, Marcus Bambam, ressalta a importância do programa para o desenvolvimento da cidade, ao oferecer cursos gratuitos e de qualidade.
“O Qualifica Maricá contribui para a formação de mão de obra qualificada, o combate ao desemprego, o estímulo ao empreendedorismo local, a inclusão social e o crescimento econômico”, afirma Bambam.
Inscrições
Para se inscrever, é necessário ser morador de Maricá e apresentar os documentos de identificação civil, CPF, comprovante de residência e telefone. Será permitido apenas um cadastro por CPF.
O sorteio das vagas será realizado no dia 30 de outubro e divulgado no site oficial no mesmo dia. As aulas serão ministradas por instrutores qualificados e experientes em um dos cinco polos do projeto.
Qualifica Maricá
O Qualifica Maricá é realizado nos polos Ponta Negra, Itaipuaçu, Inoã, Condado e Centro. São 13 cursos profissionalizantes nas áreas de Assistente Administrativo, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP), Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Formação Inicial em Gesseiro, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Instalador Hidráulico Residencial, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Pedreiro de Alvenaria. Desde seu lançamento, já foram oferecidas 6.350 vagas distribuídas em cinco ciclos.