
Foto: Reprodução – Internet
Morreu no último sábado, aos 31 anos, Bobi, o cachorro considerado pelo Guinness Records como o mais velho do mundo. O animal vivia em Leiria, Portugal, e não resistiu a uma internação de dois dias para tratar de uma complicação de saúde. A morte foi divulgada pelas redes sociais do estúdio de fotografia de animais, Le Terrier Studio, e ganhou grande repercussão na internet.
Bobi, da raça Rafeiro do Alentejo, nasceu em 11 de maio de 1992 e viveu exatos 31 anos e 163 dias. Em fevereiro deste ano, o Guinness Records reconheceu-o como o “cachorro mais velho do mundo”. Além disso, a instituição o considerava o cão mais velho de todos os tempos. Sua data de nascimento foi confirmada em 1992 pelo Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria.
Escapou de doação ao ser ‘esquecido’ pelo tutor
Apesar de ter vivido tantos anos, Bobi foi um verdadeiro “sobrevivente” desde o primeiro ano de vida. De acordo com o tutor Leonel Costa, em entrevista ao Guinness Records, seus pais decidiram doar toda a ninhada, composta por três irmãos, pois já tinham animais demais em casa.
Por um acaso do destino, o Rafeiro do Alentejo ficou escondido em uma pilha de madeira no galpão onde nasceu. Quando o pai saiu, Leonel e os irmãos encontraram o filhote e decidiram mantê-lo “escondido” na residência. Quando os pais finalmente descobriram a existência de Bobi, ele já era parte da família.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Em entrevista ao jornal português “SIC”, o tutor lamentou a perda do seu animal de estimação após dois dias de internação. Ele relatou o início de um tratamento específico, mas infelizmente o cachorro não resistiu.
Leonel descreveu a luta como sendo muito dura e afirmou que apenas um guerreiro como Bobi teria aguentado esse tempo. Segundo ele, o segredo da longevidade do animal era seu temperamento dócil e calmo. Bobi sempre viveu livre, nunca usando coleiras, amarras ou sendo acorrentado. Ele sempre desfrutou de liberdade na natureza ao redor de sua casa.
Bobi teria 180 anos
De acordo com a veterinária Malena Noro, mestre em Análises Clínicas Veterinárias pela Universidade Federal do Pará, se Bobi fosse um ser humano, ele teria aproximadamente 180 anos.
Essa estimativa varia de acordo com a raça e peso do animal. Levando em consideração a estrutura física do cachorro, que se assemelha à raça Golden Retriever, Malena acredita que haja uma semelhança entre alguns parâmetros.