A jornada do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começou com um dia repleto de emoções e conquistas. José Gabriel garantiu a primeira medalha do país nesta edição, enquanto Rayssa Andrade e Lucas Rabelo brilharam no skate street, e Pâmela Rosa ficou com a prata.
Na natação, Guilherme Costa dominou os 400m medley, além da equipe do revezamento 4x100m livre também subir ao lugar mais alto do pódio. O desempenho brasileiro coloca o país atualmente na terceira posição no quadro de medalhas.
Desafios nas Trilhas do Ciclismo de Montanha
Na modalidade do ciclismo de montanha, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze. José Gabriel de Almeida ficou em terceiro lugar, atrás do canadense Gunnar Holmgren e do chileno Martin Kossmann.
A PRIMEIRA MEDALHA DO BRASIL EM SANTIAGO 2023! 🥉🇧🇷
José Gabriel conquista a medalha de bronze no Ciclismo Mountain Bike 🚵 nos Jogos Pan-Americanos!
O brasileiro completa a prova Cross-Country Olímpico Masculino em 1:20:13 ⏱️.
A PRIMEIRA DE MUITAS! 🤞
📺:… pic.twitter.com/DLv5h2o4sP
— Time Brasil (@timebrasil) October 21, 2023
Na prova feminina, Raiza Goulão levou o bronze, enquanto Karen Fernandes terminou na quinta colocação.
O Título do Skate Street para o Brasil
Medalhista olímpica em Tóquio 2020 e atual campeã mundial do skate street, Raysa Leal confirmou seu favoritismo e conquistou o primeiro ouro brasileiro no Pan 2023.
Pâmela Rosa também brilhou, levando a medalha de prata, enquanto Paige Heyn, dos EUA, ficou com o bronze.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Entre os homens, Lucas Rabelo venceu, seguido pelo peruano Angelo Caro Narvaez e pelo colombiano Luis Jhancarlos Ortiz.
Gabryel Aguilar sofreu lesão durante a prova e terminou em oitavo.
Vitórias Nas Piscinas
A natação trouxe grandes conquistas para o Brasil. Guilherme “Cachorrão” Costa venceu os 400m livre, garantindo o primeiro ouro do país na modalidade em Santiago, além de bater o recorde Pan-Americano.
Stephan Steverink foi o quinto colocado na prova. Léo de Deus levou a prata nos 200m borboleta.
No feminino, Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto conquistaram a prata e o bronze, respectivamente, nos 400m livres, em uma dobradinha brasileira.
A vitória foi da americana Paige Madden, que estabeleceu o novo recorde Pan-Americano. No revezamento 4x100m feminino, o Brasil terminou em terceiro lugar, atrás do Canadá e dos Estados Unidos.
Triunfo no Revezamento Masculino
Para fechar com chave de ouro, a equipe do revezamento 4x100m masculino, composta por Felipe Ribeiro, Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini e Víctor Alcará, conquistou a sétima medalha de ouro para o Brasil na história dos Jogos Pan-Americanos. Eles completaram a prova com um excelente tempo, superando os adversários dos Estados Unidos e do Canadá.
Outras Participações Brasileiras
Infelizmente, outros atletas brasileiros que entraram na piscina neste sábado não conseguiram alcançar o pódio.
Na ginástica artística por equipes, Arthur Nory, Bernardo Miranda, Diogo Soares, Patrick Sampaio e Yuri Guimarães terminaram na terceira posição, com desempenho abaixo do obtido em Lima 2019, quando foram campeões.
É BROOOOOONZE! 🥉
O Time Brasil de Ginástica Artística conquista a medalha de bronze por equipes no masculino nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023! 🇨🇱
Nossa seleção manda muito bem e soma 245.394 pontos 💚💛
📸: Ricardo Bufolin/CBG pic.twitter.com/KlIZ0PJjjI
— Time Brasil (@timebrasil) October 22, 2023
No Taekwondo, Paulo Ricardo conquistou o bronze na categoria -58kg, repetindo seu feito em Lima 2019, ao derrotar o equatoriano Eduardo Miranda.
É BROOOOOOONZE! 🥉
Paulo Ricardo derrota o equatoriano Eduardo Miranda 🇪🇨 e conquista a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos, na categoria -58kg🥋
A 1ª medalha do Time Brasil no Taekwondo em Santiago 2023 e a 2ª medalha pan-americana do Paulinho! 🇧🇷
Representou demais!… pic.twitter.com/qhlGzbdBiF
— Time Brasil (@timebrasil) October 21, 2023