Teve lançamento esta semana, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista de Saúde Digital, proposta pela deputada federal do Partido Novo, Adriana Ventura. O grupo tratará de soluções que podem aprimorar a saúde pública no Brasil, bem como ampliar o atendimento à população por meio da saúde digital. Além disso, pretende considerar temas estratégicos como a interoperabilidade de sistemas de saúde, prontuários eletrônicos, ampliação do acesso à saúde e melhoria do ecossistema da saúde digital.
A Aliança para a Saúde Populacional (Asap), participou do lançamento, ao lado de outras entidades do setor da saúde e startups de saúde digital. O conselheiro da Asap, Bruno Siqueira, executivo do laboratório Sabin, representou a Aliança no evento.
Para o presidente da Asap, Cláudio Tafla, a tecnologia pode garantir melhores acessos à saúde, de forma geral.
“A Asap apoia a Saúde Digital por tudo que ela representa em um país tão grande e tão desigual em termos de recursos. A super concentração de recursos humanos e tecnológicos nas grandes capitais não se compara com a escassez em determinadas regiões. Com a tecnologia e a telessaúde, ajudaremos a minimizar o impacto destas distorções trazendo mais saúde a todos”, destacou Tafla.
A Frente Parlamentar Mista de Saúde Digital tem a presidência da deputada federal Adriana Ventura (NOVO/SP). Na diretoria, estão as deputadas federais Flávia Morais (PDT/GO), Silvia Cristina (PL/RO), Luisa Canziani (PSD/PR) e Ana Pimentel (PT/MG). Igualmente, na diretoria, os deputados federais Pedro Westphalen (PP/RS), e Dr. Frederico (PATRIOTA/MG).