A cidade de Araruama vive, nos últimos dias, um aumento na escalada da violência. No último final de semana, a cidade registrou quatro homicídios em 24 horas. Além disso, a situação ficou ainda mais caótica com a tentativa de fechamento do comércio local, por ordem de traficantes. A polícia militar reagiu, e chegou a prender um homem.
Como se já não bastasse a ausência do poder público para impedir que a criminalidade se instalasse na cidade, há ainda quem queira fazer politicagem com a situação. Este é o caso do marido da prefeita Lívia Bello, o ex-prefeito e ficha-suja Chiquinho da Educação. Ele atribuiu a onda de violência e mortes, em Araruama, à parte da oposição ligada a milicianos, segundo informações por ele recebidas de “um amigo da área de segurança”.
O ex-prefeito inelegível – considerado por muitos o “prefeito de fato” e coronel político da cidade – elogiou a “gestão da esposa”, dizendo que ela governa com amor. No entanto, assumiu Araruama pra ele, ao afirmar que “miliciano nenhum nem político envolvido com milícia vai tirar o brilho da nossa cidade”.
Dizendo querer crer que a informação “não seja verdade”, Chiquinho “alertou” o povo de Araruama.
“Pela informação que eu recebi, nesta madrugada, de um amigo, que é da área de segurança, informando que esses atos de criminalidade dos últimos 15 dias é uma ação orquestrada por parte a oposição que é envolvida com a milícia, para poder desestabilizar a cidade de Araruama. Para tirar o brilho da Orla Oscar Niemeyer. Eu quero não acreditar nisso. Mas fiquemos atentos, porque é muita coincidência. Depois da orla Oscar Niemeyer, a cada 3 dias, abatia-se um criminoso nas comunidades, em Araruama”, falou.
Indo além, Chiqunho disse que o povo sabe qual parte da oposição tem ligação com a milícia. Fez, ainda, questão de ressaltar que o governo municipal não tem ingerência sobre a segurança pública. E tornou a falar sobre a informação que recebeu.
“Nesta madrugada, pessoas da área de segurança me ligaram: meu irmão, isso aí tem o dedo da oposição, eu posso lhe afirmar, isso aí tem o dedo da milícia, estão tentando desestabilizar Araruama”.
Por fim, disse:
“Araruamenses, fiquem atentos: olhem o nível de oposição da nossa cidade”.
Vídeo
Lívia Bello
A prefeita de direito de Araruama, Lívia Bello, não se pronunciou sobre a onda de violência na cidade. Ao que parece, o porta-voz informal do governo já deu o recado. Vale lembrar que, para Lívia, isso não é problema, pois ela já nomeou a própria mãe e usou carro oficial para levar filho à escola. Ela já está de malas prontas para o Republicanos, de olho na Alerj.
Orla Oscar Niemeyer
A Orla Oscar Niemeyer, com 10,8 km de extensão, foi inaugurada em Araruama, no dia 19 de agosto. A obra integra nove praias e conta com postes imperiais, ciclovia, rampa para barcos, além de 3 pontos. E custou R$ 6 milhões aos cofres públicos.