Em celebração ao Dia da Árvore, o Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal de Itaboraí, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), realizou uma ação nesta quinta-feira (21) para distribuir 300 mudas de espécies diversas à população. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os cidadãos sobre a importância de cuidar das árvores e incentivar o plantio e a preservação do meio ambiente.
A ação contou com a colaboração do projeto Replantando Vidas, da CEDAE, da ONG SOS Vidas Silvestres e de hortos localizados em Itaboraí. Os agentes do GEPAM entregaram as mudas aos motoristas e pedestres que passavam pela Avenida Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, em Manilha. Além disso, realizaram um trabalho de conscientização sobre a temática ambiental.
“Aproveitamos esse dia para incentivar o plantio de árvores e aumentar a cobertura vegetal em nosso território. No último ano, realizamos o plantio de mais de 60 mil mudas na área do Parque Paleontológico. Vamos continuar incentivando o reflorestamento e pedindo que cuidem das nossas florestas”, destacou o secretário municipal.
“Leia mais notícias sobre Itaboraí aqui”
As mudas doadas incluíam espécies como algodão, aroeira, ipê rosa, goiaba, pitanga, pau-ferro, ixora e suculentas. O coordenador do GEPAM-Itaboraí, agente Silveira, ressaltou a importância da ação para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente.
“Educação ambiental transforma pessoas, e pessoas informadas transformam o mundo”, afirmou.
A dona de casa Valéria Carla, de 59 anos, aproveitou a oportunidade para levar uma muda de aroeira para casa.
“Sou apaixonada por plantas e não pude perder essa oportunidade de levar minha lembrança. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa e espero por mais ações como essa”, declarou Valéria.
O evento em comemoração ao Dia da Árvore se mostrou uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente. Além de proporcionar a distribuição de mudas, a ação promoveu a reflexão sobre a importância das árvores para o ecossistema e incentivou a participação ativa da comunidade na construção de um ambiente mais sustentável.