
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), renovou o convênio com o Governo do Estado para o programa RJPET, que oferece castrações gratuitas para cães e gatos. O convênio tem validade até setembro de 2024 e tem como objetivo beneficiar cerca de 700 animais por mês no município.
Desde o início do programa, o RJPET já realizou quase três mil castrações em Itaboraí. Segundo a SEMAGRI, os protetores de animais e os moradores interessados em obter a castração gratuita devem se cadastrar no site do RJ PET. Cada pessoa terá direito a uma castração mensal por CPF, enquanto duas ONGs protetoras formalizadas podem cadastrar até 30 animais por mês.
Para os cães, o peso mínimo é de 5kg e o máximo é de 25kg, enquanto para os gatos não há limite de peso.
O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, enfatizou a importância da renovação da parceria com o Governo do Estado para a saúde animal em Itaboraí. Ele destacou que a castração é fundamental para a saúde pública e o bem-estar dos animais, além de permitir o controle populacional e oferecer um tratamento adequado e humanizado.
“Leia mais notícias sobre Itaboraí aqui”
Após as castrações, a prefeitura realiza feiras de adoção em diferentes pontos da cidade, visando encontrar lares amorosos para os animais.
A castração traz diversos benefícios para os animais, como a redução do comportamento de marcação de território, a prevenção de gestações indesejadas, infecções uterinas e transmissão de doenças, além da diminuição dos riscos de câncer, tumores e cistos ovarianos. Além disso, a expectativa de vida dos animais também é aumentada.
A clínica veterinária responsável pelos procedimentos foi selecionada pela SEMAGRI, levando em consideração critérios como a conformidade com as normas do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ), capacidade para realizar no mínimo 700 castrações por mês e regularização documental, como alvará sanitário, entre outros requisitos.
As castrações são realizadas de terça a quinta-feira, das 8h às 16h, e têm duração de aproximadamente 20 minutos a uma hora. Os animais são liberados acordados, entre duas e três horas após o procedimento. O pós-operatório fica sob responsabilidade do tutor do animal.