Uma exposição diferente irá desembarcar na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, Zona Sul de Niterói, a partir da próxima terça-feira (5). A mostra “Conexões: O Futuro”, montada em contêineres marítimos, imagens, fotografias e pequenos documentários.
A proposta da exposição é estimular a reflexão sobre as ações presentes que impactam o futuro. Para compensar o carbono emitido haverá ações de plantio de mudas para reflorestamento de mangue na Lagoa de Piratininga e plantio para reflorestamento de Mata Atlântica no recém-inaugurado Parque Natural Municipal do Morro do Morcego, em Jurujuba.
A inauguração será na terça, às 10h, e contará com uma apresentação musical especialmente realizada por integrantes da Oficina das Minas. A exposição apresenta um olhar histórico sobre o Rio de Janeiro, reflexões sobre o futuro e o impacto de nossas ações sobre ele.
“A vida cotidiana se desenrola mediada por uma multiplicidade de encontros que unem e separam cada um dos seres vivos do planeta, do mais diminuto ao mais gigantesco. Em um mundo cada vez mais interativo e acelerado, o equilíbrio e a sustentabilidade são premissas fundamentais para a qualidade de vida do planeta”, diz a curadora Carmen Lucia de Azevedo.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A forma de apresentação revela a proposta de intervenção no ambiente urbano. Também assina a curadoria Eduardo de Carvalho.
Com entrada gratuita, o visitante faz uma viagem no tempo, passando pela história da fundação do Rio de Janeiro, o enredo integra a história, os ecossistemas, as interferências do homem nesses territórios e, como elas influenciam em nosso presente e futuro.
Integram a programação da mostra atividades como a oficinas de artes visuais, exibição de filmes ao ar livre (mostra em parceria com o Canal Curta), viagem com a realidade virtual (tecnologia que possibilita sobrevoar a Ponte Rio-Niterói e conhecer a sua estrutura por dentro) e o game interativo (para testar conhecimentos de uma forma muito divertida), Performance audiovisual com VJ Suave (percurso de bicicleta com projeções ao ar livre) e plantio de mudas para reflorestamento.
50 anos da Ponte Rio-Niterói
A mostra integra as comemorações dos 50 anos da Ponte Rio-Niterói. Nela, os visitantes terão acesso a uma cronologia da construção da Ponte, inaugurada em 1974.
Uma conexão que, antes de sua existência, esteve muito presente no imaginário da população fluminense. O projeto tem patrocínio da Ecoponte, que opera o trecho Rio-Niterói.
“Conexões: O Futuro” é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com produção da Pas de Deux Projetos. A exposição permanecerá até o dia 24 de setembro e, depois, seguirá para o Rio de Janeiro.