
Cadeirante tenta ir à praia, mas se depara com estrutura abandonada – Foto: Reprodução
O projeto Praia Sem Barreiras está parado em Niterói. A iniciativa, que já existia em Icaraí e foi anunciada em 2019 na Região Oceânica, mas nunca foi inaugurada, deveria ajudar pessoas com deficiência a acessarem as praias.
A reportagem do FOLHA DO LESTE recebeu imagens da estrutura, que já está pronta para o projeto, na Praia de Itaipu. No entanto, o contêiner com as cadeiras anfíbias e os decks estão subutilizados.
A obra foi feita pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento e a Prefeitura de Niterói confirma que a construção dos decks, que possuem rampa de acessibilidade, já foi concluída.
“A Emusa já concluiu as obras do novo ponto do projeto Praia Sem Barreiras, em Itaipu. Os trabalhos incluíram a construção de dois decks com rampas de acessibilidade – um próximo à vila dos pescadores e outro perto dos restaurantes – além de um tablado para facilitar o acesso à areia. No local, também foi instalado um contêiner, para guardar cadeiras anfíbias, e existe uma esteira retrátil de borracha para possibilitar a movimentação das cadeiras da orla até o mar”, disse a Prefeitura.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Valor do investimento supera R$ 200 milhões – Foto: Reprodução
Sem explicar por que o projeto foi suspenso em Icaraí e até hoje não foi inaugurado em Itaipu, a Prefeitura promete que as estruturas estarão em funcionamento ainda este ano.
“A Secretaria Municipal de Acessibilidade (SMAC) estuda as novas regras de funcionamento para o retorno do projeto em Icaraí e a inauguração da obra em Itaipu. A previsão é que os dois locais tenham atividades ainda neste semestre”, acrescentou a Prefeitura.
O que é o Praia Sem Barreiras
O projeto Praia Sem Barreiras beneficia pessoas com deficiência física/motora e/mobilidade reduzida. O projeto funciona por meio de rampas fixas para promover o acesso do calçadão até a areia e, da areia até a água, são colocadas esteiras. Também são disponibilizadas Cadeiras Anfíbias para o banho de mar.
[…] Após reportagem publicada pelo FOLHA DO LESTE, em 22 de agosto deste ano, a Prefeitura de Niterói finalmente inaugurou, nesta quinta-feira (21), o projeto Praia Sem Barreiras, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. A iniciativa, que custou cerca de R$ 220 mil reais aos cofres públicos, havia sido anunciada em 2019. […]