A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura de Maricá, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realizou a 5ª Conferência de Cultura de Maricá, no sábado (19/08), e elegeu 21 delegados, que irão representar a cidade na conferência estadual. Ao todo, 430 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Centro Educacional de Maricá (CEM) Joana Benedicta Rangel, no Centro, e contou com apresentações de capoeira, bateria da Escola de Samba União de Maricá e do bloco Ilêc Aiyê.
O evento faz parte do Sistema Nacional de Cultura e tem como objetivos ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito cultural, construir políticas públicas capazes de garantir o protagonismo da sociedade civil, promover e fortalecer a identidade da cultura local.
O secretário de Cultura de Maricá, Leandro Dasilva, ressaltou que a cidade se destaca com mais poder para a cultura local.
“É muito importante esse diálogo com todos os fazedores de cultura, a sociedade civil e o poder público, com o objetivo de garantir o desenvolvimento da cultura local e que que irá expandir para fora do município. Hoje elegemos os delegados que vão levar um pouco da nossa cidade, representando todas as linguagens culturais”, disse o secretário.
“Leia mais notícias sobre Cultura aqui”
Presidente da Frente Parlamentar do Samba e Carnaval, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a deputada estadual Rosângela Zeidan ressaltou a importância de tantas manifestações culturais em Maricá.
“Nosso empenho é discutir e ampliar ações do poder público nesse setor, que movimenta bilhões de reais anualmente. A economia criativa do Carnaval, do samba, dos blocos de rua, precisa de investimentos e fomento para chegar a mais pessoas, garantir emprego e renda o ano inteiro”, concluiu a parlamentar.
O encontro contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Cultura de Maricá, Marília Danny; do presidente do Conselho Nacional de Cultura do Estado, José Facury; e da conselheira estadual de cultura do Leste Fluminense, Raquel Simões.