EsportesFutebol

Memória: Zagalo, 92

Memória: Zagalo, 92

Foto: Junior Souza – CBF

No dia 9 de agosto, Mário Jorge Lobo Zagallo completa 92 anos de vida. Uma verdadeira lenda do futebol mundial, Zagallo é considerado o mais completo campeão mundial, com um currículo repleto de conquistas e feitos marcantes. Para a CBF, esta data é motivo de comemoração não apenas para Zagallo e seus familiares, mas também para todos aqueles que o viram brilhar como atleta, treinador e coordenador-técnico.

Com quatro títulos de Copa do Mundo e um recorde de sete participações, Zagallo se tornou uma figura icônica no cenário futebolístico. “Parabéns ao Mario Jorge Lobo Zagallo por seus 92 anos de uma vida espetacular dedicada ao futebol e à Seleção Brasileira. Zagallo é um símbolo de grandiosidade, com um feito inédito em sua carreira. É sempre uma honra reverenciá-lo”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Memória: Zagalo, 92

Presidente Ednaldo Rodrigues com Zagallo na inauguração da estátua de cera do tetracampeão mundial no Museu Seleção Brasileira, na sede da entidade
– Foto: Lucas Figueiredo

No ano passado, a CBF prestou uma homenagem a Zagallo ao instalar uma estátua de cera em sua homenagem no Museu Seleção Brasileira. A obra, que envolveu 26 artesãos e cerca de dois anos de trabalho, pesa 30 quilos. Para a produção, foram necessárias mais de 300 medições feitas na casa do Velho Lobo e quase 500 fotos.

“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”

Zagallo participou de sete Copas do Mundo, sendo protagonista nas conquistas dos títulos em 1958 e 1962. Em 1970, comandou a Seleção naquela que foi considerada a Copa mais emblemática de todos os tempos, conquistando o tricampeonato com uma atuação impecável na final contra a Itália.

Memória: Zagalo, 92

Zagallo atuou em duas Copas do Mundo como jogador
– Foto: FIFA

Sendo assim, apesar da falta de sorte na Copa de 1974, Zagallo continuou sua jornada no futebol, agora como treinador. Contudo, ao lado de Carlos Alberto Parreira, ele se tornou o primeiro tetracampeão mundial na Copa dos EUA, em 1994. Em 1998, na Copa da França, Zagallo levou a Seleção Brasileira mais uma vez até a final, mas acabou sendo derrotado pela seleção francesa.

Dessa forma, além dos títulos e feitos dentro de campo, Zagallo também é conhecido por seu temperamento, frases de efeito e superstições. Sua frase “vocês vão ter que me engolir” ficou marcada após a conquista da Copa América em 1997. Outra característica curiosa é sua fixação pelo número 13, chegando até mesmo a formular frases com treze letras.

Memória: Zagalo, 92

Zagallo iniciou sua trajetória no America-RJ – Foto: Divulgação

Sendo assim, que Zagallo possa comemorar seu aniversário por muitos mais anos, sempre sendo reverenciado pela sua grandiosidade no esporte. Viva Zagallo 92!

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes