
Foto: Reprodução
Na manhã desta terça-feira, o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), realizou uma operação em Niterói, cumprindo oito mandados de busca e apreensão e mais oito de arresto de bens. A ação está focada em suspeitos ligados a uma organização criminosa envolvida na simulação de operações interestaduais com álcool etílico hidratado.
Os endereços alvos da operação são de indivíduos que utilizam indústrias de fachada para a prática criminosa, com indícios de internalização em postos de combustível no estado do Maranhão. Além disso, a denúncia do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) aponta que o material é transportado para endereços diferentes dos que constam nos documentos, evitando o recolhimento do ICMS incidente na substituição tributária.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A operação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e do Gaeco do MPMA, mostrando a força do trabalho conjunto no combate ao crime organizado. Além de Niterói, a ação também está ocorrendo em alguns bairros do Rio de Janeiro, como Vila Valqueire, Irajá, Anchieta e Barra da Tijuca, e na cidade de Bom Jesus do Itabapoana.
As diligências realizadas pelo Gaeco visam desarticular essa organização criminosa que atua fraudando operações com álcool etílico hidratado, causando prejuízos fiscais significativos ao Estado. A atuação do Grupo é de extrema importância para garantir a aplicação da lei e combater a criminalidade, proporcionando um ambiente mais seguro para todos.