Rio de Janeiro - Capital

Aplicativo Moto.Rio reabre cadastro

Aplicativo Moto.Rio reabre cadastro

Foto: Beth Santos – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro reabriu hoje o cadastro para mototaxistas que desejam trabalhar com o aplicativo Moto.Rio. Os postos de inscrição estão localizados em diversos bairros da cidade, e os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para se cadastrar na plataforma, os mototaxistas precisam ter mais de 21 anos e apresentar cópia e original da carteira de habilitação (categoria A), com no mínimo 2 anos de experiência. Também é necessário comprovar a propriedade da moto, por meio do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Caso a motocicleta seja de terceiros, será exigida uma procuração pública ou privada, juntamente com a cópia autenticada do documento de identificação do proprietário.

Além desses documentos, os condutores também devem apresentar uma apólice de seguro APP, no valor mínimo de R$ 25 mil para cobrir acidentes pessoais de passageiros, certidão de quitação eleitoral e certidões negativas criminais. Uma foto 3×4 também é necessária. Outros documentos complementares serão exigidos até o dia 20 de agosto.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

A motocicleta utilizada deve ter no mínimo 125 cilindradas e no máximo 10 anos de uso. Além disso, é obrigatória a instalação de um cortador de linha de pipa, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O mototaxista deverá vestir um colete especial refletivo e fornecer um capacete para o passageiro.

Após a análise da documentação, o mototaxista será cadastrado no sistema e poderá começar a efetuar as viagens. Vale ressaltar que o aplicativo não cobra nenhuma taxa do piloto, que receberá o valor integral da corrida.

Segundo o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, o Moto.Rio valoriza a categoria dos mototaxistas e proporciona segurança aos passageiros. O programa permite que esses profissionais se regularizem completamente, garantindo mais transparência aos usuários do serviço.

A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou a importância dessa oportunidade para os mototaxistas e enfatizou que a categoria prestou um serviço relevante à cidade, agora regularizado pela prefeitura.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

Os pontos de cadastro estão localizados nos bairros de Bangu, Centro, Engenho Novo, Ilha do Governador, Irajá e Jacarepaguá. O Moto.Rio foi lançado no dia 21 de julho, com uma viagem realizada pelo prefeito e a entrega de certificados aos primeiros mototaxistas aprovados. O aplicativo funciona de maneira similar ao Taxi.Rio Cidades, permitindo que os passageiros escolham os percentuais do valor total da corrida. O Moto.Rio já está disponível para download gratuito em smartphones com sistema Android, e em breve será lançada a versão para sistema iOS.

O mototaxista Tarcísio Rocha, que atua na área da Barra da Tijuca há 12 anos, ressaltou a importância do Moto.Rio para a classe dos mototaxistas. Ele considera o aplicativo uma conquista importante para a profissão, e agradece o reconhecimento da Prefeitura do Rio. Tarcísio acredita que o Moto.Rio será de grande ajuda para o trabalho dos mototaxistas.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *