
Escritor Marcelo Brandão Mattos lança obra “Bagunça” neste domingo, no restaurante Jambeiro, em Niterói – Reprodução Instagram
Acontece neste domingo (6/8) , às 18h, no restaurante Jambeiro, com roda de samba da cantora Mônica Mac, o lançamento do novo romance do escritor niteroiense Marcelo Brandão Mattos. A obra, intitulada “Bagunça”, narra a história do professor brasileiro Julio e do pesquisador dinamarquês Hans. Julio é desafiado por uma amiga a mostrar o Brasil a Hans, que está interessado em entender as sociedades multiculturais e pluriétnicas do mundo. O livro leva o selo da Editora Patuá.
Julio e Hans viajam por todo o Brasil, conhecendo diferentes culturas e pessoas. Eles participam de desfiles, festas e outras celebrações, e aprendem sobre a história e a identidade do país.
Ao longo da viagem, Hans começa a questionar o que significa ser brasileiro. Ele se apaixona pela cultura do país, mas também se depara com sua complexidade e diversidade.
Por fim, Hans volta para a Dinamarca com uma nova compreensão do Brasil. Ele percebe que o país é um remédio para o mundo, com sua mistura de alegria, tristeza, esperança e desespero.
Vinte anos depois, um novo contexto político brasileiro faz Hans duvidar dos resultados da sua pesquisa feita duas décadas antes e leva-o a buscar novas respostas, questionando o amigo brasileiro:
Aonde foi parar o país que você me apresentou?” A sua indagação é motivada por um sentimento. No Brasil, Hans descobriu seu grande amor – por uma cultura e por alguém que a representa.
“Bagunça” é um romance bem escrito e, sobretudo, envolvente que explora as complexas relações entre Brasil e Dinamarca. A obra é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor o Brasil e seu lugar no mundo.
O autor
Marcelo Brandão Mattos, é professor adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como é doutor e mestre em Letras, com ênfase em Estudos Culturais, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Mattos também é autor de outros livros, incluindo “Testamento: O livro de ninguém” e “Um banho de rio nos escritos e sobrescritos de Luandino Vieira”.
“Bagunça” esteve selecionado como finalista no prêmio literário Barco a Vapor 2023.