CulturaEntretenimento, Artes e CulturaLiteratura

Escritor Marcelo Brandão Mattos lança livro neste domingo em Niterói

Escritor Marcelo Brandão Mattos lança livro neste domingo em Niterói

Escritor Marcelo Brandão Mattos lança obra “Bagunça” neste domingo, no restaurante Jambeiro,  em Niterói – Reprodução Instagram

 

Acontece neste domingo (6/8) , às 18h, no restaurante Jambeiro, com roda de samba da cantora Mônica Mac, o lançamento do novo romance do escritor  niteroiense Marcelo Brandão Mattos. A obra, intitulada “Bagunça”, narra a história do professor brasileiro Julio e do pesquisador dinamarquês Hans. Julio é desafiado por uma amiga a mostrar o Brasil a Hans, que está interessado em entender as sociedades multiculturais e pluriétnicas do mundo. O livro leva o selo da Editora Patuá.

Julio e Hans viajam por todo o Brasil, conhecendo diferentes culturas e pessoas. Eles participam de desfiles, festas e outras celebrações, e aprendem sobre a história e a identidade do país.

Ao longo da viagem, Hans começa a questionar o que significa ser brasileiro. Ele se apaixona pela cultura do país, mas também se depara com sua complexidade e diversidade.

Por fim, Hans volta para a Dinamarca com uma nova compreensão do Brasil. Ele percebe que o país é um remédio para o mundo, com sua mistura de alegria, tristeza, esperança e desespero.

Vinte anos depois, um novo contexto político brasileiro faz Hans duvidar dos resultados da sua pesquisa feita duas décadas antes e leva-o a buscar novas respostas, questionando o amigo brasileiro:

Aonde foi parar o país que você me apresentou?” A sua indagação é motivada por um sentimento. No Brasil, Hans descobriu seu grande amor – por uma cultura e por alguém que a representa.

“Bagunça” é um romance bem escrito e, sobretudo, envolvente que explora as complexas relações entre Brasil e Dinamarca. A obra é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor o Brasil e seu lugar no mundo.

O autor

Marcelo Brandão Mattos, é professor adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bem como é doutor e mestre em Letras, com ênfase em Estudos Culturais, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mattos também é autor de outros livros, incluindo “Testamento: O livro de ninguém” e “Um banho de rio nos escritos e sobrescritos de Luandino Vieira”.

“Bagunça” esteve selecionado como finalista no prêmio literário Barco a Vapor 2023.

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura