Internacional

Superlua de esturjão iluminará os céus do Brasil nesta terça-feira

Superlua de esturjão iluminará os céus do Brasil nesta terça-feira

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (1), os amantes da astronomia poderão desfrutar de um espetáculo celestial: a superlua. Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno poderá ser visto em grande parte do país. Apesar de não ser uma definição astronômica oficial, o termo “superlua” é comumente utilizado quando a lua cheia ocorre próxima ao perigeu, o ponto em que ela está mais próxima da Terra. Nesse momento, nosso satélite natural parece maior e mais brilhante.

De acordo com a Nasa, a superlua de hoje recebeu o nome de “Superlua de esturjão”, em homenagem a um peixe abundante nos Grandes Lagos da América do Norte. Essa área é formada por um conjunto de lagos de água doce, situada entre o Canadá e os Estados Unidos.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Para apreciar esse fenômeno incrível, não é necessário nenhum equipamento especial: basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, às 17h43. No entanto, a facilidade de localizar a superlua dependerá da localização e das condições climáticas de cada região.

Algumas cidades terão condições particularmente favoráveis para a observação, como Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Campo Grande e Goiânia. Já em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém e Manaus, as condições serão um pouco desfavoráveis, mas ainda é possível avistar o fenômeno com clareza.

Enfim, esse é apenas o começo de uma série de eventos astronômicos que ocorrerão no segundo semestre deste ano. Além das superluas, teremos dois eclipses, um solar anular e um lunar parcial, e também seis chuvas de meteoros.

 

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *