
Foto: Clarildo Menezes
A Prefeitura de Maricá, por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED), demoliu na quinta-feira (27/07) 11 construções irregulares em uma área pública entre as ruas 75 e Henriqueta Rios Rosa (antiga Rua 74), próximo à Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu.
As construções foram erguidas sem autorização da Prefeitura e violavam a legislação municipal. Os imóveis foram demolidos com o uso de uma máquina retroescavadeira.
A ação do GATED foi realizada em parceria com as secretarias de Urbanismo, Trânsito e Engenharia Viária, Somar, Guarda Municipal e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
As famílias que viviam nos imóveis foram cadastradas pela Secretaria de Assistência Social e inscritas no programa Locação Social. Elas já foram realocadas para outras unidades habitacionais.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
O terreno onde estavam localizados os imóveis irregulares será ocupado por um equipamento público nos próximos meses.
O GATED foi criado em 2021 para combater construções irregulares em áreas públicas. Desde então, o grupo já demoliu mais de 100 imóveis irregulares em todo o município.
A Prefeitura de Maricá alerta a população sobre os riscos de construir em áreas irregulares. As construções irregulares não possuem as mínimas condições de segurança e podem causar acidentes.
A Prefeitura também alerta que as construções irregulares são irregulares e não podem ser regularizadas.
A Prefeitura de Maricá pede a colaboração da população para denunciar construções irregulares. As denúncias podem ser feitas pelo site da Prefeitura ou pelo telefone 153.