O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou que o estado enviou bombeiros, equipes da Defesa Civil e profissionais especializados para apoiar as operações de resgate e ajuda humanitária na Venezuela após o país ser atingido por um terremoto.
Tarcísio publicou a mensagem nas redes sociais na sexta-feira (26), dois dias após a sequência de terremotos que atingiu o país e provocou destruição em áreas densamente povoadas.
“Em momentos como esse, não existe fronteira. Existe solidariedade”, escreveu o governador ao anunciar o envio das equipes paulistas.
Terremotos deixaram rastro de destruição
A Venezuela sofreu dois fortes tremores, de magnitudes 7,2 e 7,5, em um intervalo de menos de um minuto. Além disso, a região registrou novos abalos após os terremotos principais.
Os sismos derrubaram prédios, danificaram estradas e forçaram milhares de pessoas a deixar suas casas. As áreas mais atingidas concentram operações de busca por sobreviventes sob os escombros.
O balanço da tragédia aumentou nos últimos dias e já supera 1,4 mil mortos. Enquanto isso, equipes de resgate seguem trabalhando em meio a réplicas e dificuldades de acesso às regiões afetadas.
Brasil também sentiu o tremor
Algumas cidades da região Norte do país sentiu o tremor dos terremotos que assolaram a Venezuela. Em pelo menos três estados do Brasil relataram sentir o tremor.
Moradores relataram em vídeo o ocorrido nas redes sociais.
São Paulo mobiliza bombeiros e Defesa Civil
Segundo Tarcísio, São Paulo disponibilizou profissionais preparados para atuar em cenários de desastre. A mobilização reúne integrantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e técnicos especializados.
A ação busca reforçar a estrutura de resgate e assistência às famílias atingidas. Além disso, o estado mantém articulação com autoridades brasileiras e venezuelanas para definir as necessidades mais urgentes.
O apoio paulista se soma à chegada de equipes estrangeiras à Venezuela. A prioridade, agora, é localizar sobreviventes, ampliar a assistência médica e garantir abrigo para pessoas que perderam suas casas.
Ajuda humanitária ganha força após tragédia
Enfim, a gravidade dos terremotos mobilizou governos, organizações internacionais e equipes voluntárias. No entanto, as operações enfrentam obstáculos provocados por prédios instáveis, danos na infraestrutura e o risco de novos tremores.
Por isso, as primeiras horas e dias após os abalos são decisivos para o resgate de pessoas soterradas. A presença de bombeiros, cães farejadores, médicos e especialistas pode ampliar as chances de sobrevivência em áreas destruídas.








