
Foto: Reprodução
Imagens de um carro do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) circulando pelo Centro do Rio com uma caveira enorme na caçamba viralizaram nas redes sociais nesta sexta-feira (21). O fato chamou atenção dos internautas, que tiveram diferentes reações ao ver as imagens.
“Isso é bem macabro”, escreveu um usuário do Twitter. “Lindo demais”, disse outro. Houve até comentários citando o Athletico-PR, que enfrenta o Vasco neste domingo (23) em São Januário, pois a caveira é o símbolo de uma das torcidas organizadas da equipe.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
De acordo com a Polícia Militar, a representação pertence ao Bope, considerado o batalhão de elite da PM, e estava sendo levado para Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense, onde a unidade possui uma base, na qual está sendo realizada a primeira fase do Curso de Operações Especiais (COEsp).
O curso tem como função treinar policiais militares para atuação em missões especiais e existe desde 1978 com esse objetivo.
Sendo assim, a caveira é um símbolo tradicional das forças especiais de todo o mundo e representa a morte e a renascimento. No caso do Bope, ela também representa a determinação e a coragem dos policiais militares que atuam na unidade.
As imagens do carro do Bope com a caveira enorme na caçamba chamaram a atenção dos internautas e geraram diferentes reações. No entanto, é importante lembrar que a caveira é um símbolo tradicional das forças especiais e não deve ser interpretada como uma mensagem de violência ou intimidação.