
Sergio Cabral será homenageado por escola de samba. Em 2014, Cabral sambou na cara do povo— Foto: Carlos Magno/Governo do Estado/Arquivo
“Mamãe, eu quero… Mamãe, eu quero roubar!” O carnaval 2024 está, ainda, em seus preparativos. No entanto, já está tudo “armado” para a folia de Cabral. Sim, Cabral, o desbravador da corrupção e da roubalheira no Brasil. Se nem tanto, pelo menos, no Rio de Janeiro, estado que governou e saqueou, sem dó nem piedade.
Portanto, cuidado: protejam as suas carteiras e contas bancárias, porque o ex-governador Sérgio Cabral recebeu mais uma honra. Tão duvidosa quanto a sua soltura, diante das condenações que possui na justiça. Nada mais, nada menos que uma escola de samba do Rio de Janeiro decidiu homenageá-lo no próximo carnaval. A União Cruzmaltina, uma escola da Série Prata – a terceira divisão dos desfiles cariocas, administrada pela Superliga Carnavalesca do Brasil, e formada por torcedores do Vasco da Gama. Os desfiles acontecem na Nova Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio.
“Apedrejado pela mídia”
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a agremiação quis “deixar claro” que o enredo será sobre a “gestão” de Cabral. Foram divulgadas imagens das obras da linha 4 do metrô – superfaturada em mais de 1,5 bilhão, de acordo com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – e das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) estão associadas ao ex-governador.
Rodrigo Brandão, presidente da escola, falou sobre a escolha do enredo. Segundo ele, a União Cruzmaltina decidiu trabalhar com temas atuais e, por isso, optou por contar a história de Cabral desde a sua infância até a vida pública. Segundo Brandão, a intenção da agremiação é exaltar a imagem de Sérgio Cabral. No entendimento do presidente, Cabral é “apedrejado pela mídia”. Logo, merece ter seus feitos contados com um novo olhar.
Amigos do criminoso
Trata-se, a bem da verdade, de um escárnio com a sociedade. Apesar de não se tratar de um feito inédito o carnaval prestar tributo à personalidades peçonhentas, Sérgio Cabral é demais. Afinal, ele já acumula mais de 420 anos de pena por suas condenações e continua respondendo a processos.
Além disso, o criminoso anda de tornozeleira eletrônica. E logo após sua soltura, no final do ano passado, Cabral passou a se aventurar como “influencer” nas redes sociais. Sua conta no Instagram está cheia de fotos em família e momentos de seu governo ao passo que tenta construir uma imagem positiva, digna de santo.
Bem, só nos resta esperar para ver o que a União Cruzmaltina vai apresentar na avenida. E aguardar ansiosamente para ver quem vai desfilar na ala dos amigos do Cabral. Se o desfile for igual às licitações dos tempos de Cabral governador Cabral, a escola já garantiu nota máxima em todos os quesitos antes mesmo de pisar na passarela.