Leste FluminenseNiterói

Morro do Preventório recebe monitoramento contra novos incêndios

Morro do Preventório recebe monitoramento contra novos incêndios

Foto: Reprodução

Após o incêndio florestal que atingiu o Morro do Preventório, em Charitas, Zona Sul de Niterói, na última segunda-feira (17), equipes da Prefeitura de Niterói seguem monitorando a região, nesta terça-feira (18), para evitar novos incidentes.

De acordo com o governo municipal, apesar das grandes proporções do incêndio, não houve registros de feridos nem a necessidade de remoção de famílias.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói afirmou que o incêndio iniciou por volta das 17h. A equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Civil Municipal de Niterói iniciou o combate com abafadores e sacos costais e o Corpo de Bombeiros foi acionado.

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Defesa Civil, tem trabalhado no desenvolvimento e monitoramento de índices de fogo em vegetação. Atualmente, este índice se mantém no nível alto, e sempre que há mudanças nesses níveis, a população é prontamente avisada.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Embora não possa afirmar o que ocasionou o incêndio, a Defesa Civil emitiu as seguintes recomendações:

• Não queime lixo e não deixe que outras pessoas façam o mesmo. A queima urbana é prática proibida por diversas leis, e o infrator pode responder a processo na justiça, podendo ser multado e até preso;
• Não solte balões, pois eles podem cair sobre residências, ferindo pessoas. Quando caem nas matas provocam queimadas que destroem toda vegetação e a vida animal que ali vive. Além de constituir crime ambiental, segundo a lei federal 9.605/98, que determina a detenção de um a três anos ou pagamento de multa para quem solta, fabrica, transporta ou vende balões, essa prática é extremamente nociva ao meio ambiente e à população;
• Não jogue ponta de cigarro aceso próximo à vegetação;
• Algumas práticas religiosas utilizam velas ou materiais que podem provocar um princípio de incêndio no ambiente. Sendo assim, assegure-se quanto ao risco no local e evite a propagação de incêndios.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *