
Foto: COB
Olimpíada (ano que vem, em Paris), Pan-Americano (em outubro deste ano, em Santiago, no Chile)… O leitor, porém, sabe que existem Jogos de Praia? Isso mesmo… Jogos de Praia! E o Sul-Americano está rolando agora, até o dia 21, em Santa Marta, na Colômbia.
Os Jogos Sul-Americanos de praia começaram a ser disputados em 2009, em Montevidéu (Uruguai). E o Brasil foi o campeão. Na competição seguinte, em Manta, no Equador (2011), outra vez ficamos em primeiro lugar. Depois tivemos Vargas, na Venezuela (2014); e Rosário, na Argentina (2019), quando terminamos em segundo, perdendo para as equipes locais – deveriam ter acontecido também em 2017, em Pimentel (Peru), mas foram cancelados.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Agora, temos 61 atletas participando de dez modalidades: águas abertas, beach handball, esqui aquático (slalom e wakeboard), beach soccer, beach Wrestling, remo costal, skateboarding, surfe (shortboard e SUP, o stand up paddle), beach tennis e triathlon (deu para perceber como ainda estão americanizados os nomes dos esportes, não é mesmo?).
Contudo, em Santa Marta conquistamos, até agora, apenas quatro medalhas: três de prata e uma de bronze. Assim, a liderança do quadro de medalhas está com a Colômbia (nove de ouro, nove de prata e quatro de bronze), em luta intensa com a Venezuela (nove de ouro, quatro de prata e duas de bronze). Com os resultados atuais, estamos perdendo a liderança no quadro geral de medalhas para a Argentina, que já ganhou dois ouros em Santa Marta e, com isso, assume o primeiro lugar geral.