Carnaval 2026Rio de Janeiro - Capital

Carnaval 2026: Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro celebra títulos na Sapucaí; saiba horário e onde assistir

Saiba o horário e onde assistir na televisão o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro do Carnaval 2026, direto da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí | Marco Terranova/Riotur

Saiba o horário e onde assistir na televisão o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro do Carnaval 2026, direto da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí | Marco Terranova/Riotur

O Desfile das Campeãs das Escolas de Samba do Rio de Janeiro que chegaram nas seis primeiras colocações no Carnaval 2026 acontece neste sábado (21), às 21h. Novamente, a Marquês de Sapucaí, onde fica a Passarela do Samba, torna-se palco do maior espetáculo da Terra. Dessa vez, o desfile não vale título, mas se trata de um momento de comemoração, historicamente também acompanhado de protestos.

A ordem de apresentação das escolas de samba obedece à classificação inversa daquela obtida após apuração das notas. A noite festiva traz também um sentimento de nostalgia, pois, oficialmente, o Desfile das Campeãs põe ponto final no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, nos bastidores da folia, já rolam burburinhos, conversas sobre demissões, renovações de contrato dos principais personagens da festa. A maior expectativa envolve Imperatriz Leopoldinense e União de Maricá, que vão disputar no braço duro o carnavalesco Leandro Vieira e também.

Grande Campeã

A grande atração da noite é a Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval 2026, que encerra o desfile em clima de apoteose. A escola retorna à Sapucaí com o desfile completo, mas sem a pressão da disputa. As demais escolas também desfilam mais soltas, alegres e com menos rigor técnico, resultando em mais espontaneidade e clima de festa.

Quem vai desfilar?

Antes da Viradouro, outras cinco agremiações do Grupo Especial cruzam a avenida. A Estação Primeira de Mangueira abre a noite, seguida pela Imperatriz Leopoldinense, pelo Acadêmicos do Salgueiro, pela Unidos de Vila Isabel e pela Beija-Flor de Nilópolis. Cada escola tem entre 70 e 80 minutos para atravessar o Sambódromo, o que estende a programação até a madrugada de domingo.

O desfile das campeãs funciona como uma homenagem às agremiações mais bem avaliadas pelos jurados e também como uma oportunidade para o público rever os desfiles que marcaram o Carnaval. Sem obrigação de cumprir todos os critérios técnicos, as escolas costumam apresentar evolução mais leve e maior interação com arquibancadas e frisas.

Programação

Saiba o horário e onde assistir na televisão o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro do Carnaval 2026, direto da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí.

Saiba o horário e onde assistir na televisão o Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro do Carnaval 2026, direto da Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí | Alex Ferro/Riotur

Quem não estiver na Sapucaí pode acompanhar tudo ao vivo pela televisão, bem como pelo streaming. Enquanto Multishow e o Globoplay iniciam a transmissão a partir das 21h30, a TV Globo exibe o desfile em canal aberto. Porém,  somente a partir das 22h55, logo após a programação do Big Brother Brasil 26.

Com o encerramento do Desfile das Campeãs do Carnaval 2026, o Rio de Janeiro se despede oficialmente do evento no calendário. Em síntese, tudo o que vimos na Sapucaí nesta temporada vira história. Restará, nesse meio tempo, a saudade até a próxima temporada.

Serviço

Abaixo, separamos uma lista por ordem de aparição para cada uma das escolas que irão desfilar:

HorárioColocaçãoEscola de Samba
22h6ª colocadaMangueira
23h205ª colocadaImperatriz Leopoldinense
0h404ª colocadaAcadêmicos do Salgueiro
2h3ª colocadaUnidos de Vila Isabel
3h202ª colocadaBeija-Flor de Nilópolis
4h401ª colocadaUnidos do Viradouro

Onde assistir

  • TV aberta: TV Globo, a partir das 22h55
  • TV fechada: Multishow, a partir das 21h30
  • Streaming: Globoplay Premium, a partir das 21h30
+ MAIS NOTÍCIAS DE CARNAVAL? CLIQUE AQUI
André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta