
Colônia de férias: uma opção saudável. Foto: Divulgação

Então, como se vê, as colônias de férias se mostram uma opção de diversão. Foto: Divulgação
Mas, além de ser uma solução para pais trabalhadores, ressalta-se o quanto este espaço é benéfico para o desenvolvimento infantojuvenil, pois ajuda a desenvolver importantes habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Andrea Serpa, professora e coordenadora do Laboratório de Brinquedos da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, demonstra preocupação com a qualidade das infâncias que está sendo produzida. Ela alerta, por exemplo, para o uso de TVs, celulares e tablets.

De acordo com Andrea Serpa, crianças estão “emparedadas” e “enteladas”. Foto: Divulgação
“As crianças, sobretudo, as urbanas, estão cada vez mais afastadas dos espaços coletivos livres, da natureza, e isso tem consequências nos desenvolvimentos físico, cognitivo e emocional. Muitos pais estão emparedando e ʽentelandoʼ, cada vez mais, os filhos e a privação de interações não-mediadas pela telinha impossibilita uma série de aprendizados e de experiências fundamentais para o crescimento dos pequenos”, ponderou.
Benefícios
Desta forma, listamos abaixo 10 benefícios de participar de uma colônia em um período dedicado ao descanso dos estudos:
1. Desenvolve habilidades
2. Promove a independência
3. Atividades que exigem cooperação em equipe
4. Atividades divertidas sem tela
5. Tempo ao ar livre
6. Sair da zona de conforto e experimentar coisas novas
7. Ambiente menos competitivo do que a escola
8. Interagir com outras crianças, socializar e fazer novos amigos
9. Melhorar a aptidão física
10. Brincar, brincar e… brincar!

Colônia de férias: uma opção saudável, inclusive, de socialização das crianças. Foto: Divulgação
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Nicole Nunes, gestora da Recreação Alegra, destaca algumas singularidades da Colônia de Férias do Clube Rio Cricket (uma das mais tradicionais de Niterói e organizada pela empresa de Alessandra Durão, que é referência na área de educação física e treinamentos comportamentais):

Renan Oliveira e Nicole Nunes. Foto: Divulgação
Com uma equipe majoritariamente do meio da educação, visamos o melhor para o desenvolvimento das crianças, pensando sempre nos potenciais e interesses de cada faixa etária. Temos uma quantidade de profissionais diferenciada, para atendermos com qualidade e segurança, dando autonomia para os colonos, mas mantendo sempre o olhar 360°. A cada edição novas atividades e personagens exclusivos são incorporados e, ao fim de cada temporada, os participantes levam memórias e amigos para toda a vida”, disse.
Assim sendo, conseguir reduzir o excesso de telas das crianças durante as férias, sem dúvidas, é o principal ponto a ser levado em consideração pelos pais. Portanto, as colônias de férias são excelentes opções e grandes aliadas!