SMS intensifica ações de prevenção às arboviroses em bairros das zonas Norte e Oeste do Rio

SMS intensifica ações de prevenção às arboviroses em bairros das zonas Norte e Oeste do Rio | Edu Kapps/SMS
As ações de prevenção às arboviroses no Rio serão intensificadas nesta terça-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos bairros de Madureira e Campinho, na Zona Norte, além de Realengo e Sepetiba, na Zona Oeste, como parte da estratégia SVS na Rua, que reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti.
Estratégia reforça combate ao mosquito transmissor
As ações da SMS têm como foco a prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, que apresentam maior incidência nos meses de calor e chuva. As equipes realizam vistorias em imóveis, eliminação de focos e orientação direta à população.
Milhões de vistorias realizadas em 2025
Até o dia 20 de dezembro deste ano, a SMS contabilizou 12.347.698 visitas a imóveis para prevenção e controle do Aedes aegypti. Nesse período, 1.648.493 recipientes que poderiam servir de criadouros do mosquito foram tratados ou eliminados.
Comparativo com o ano anterior
Em 2024, o município realizou 11,6 milhões de vistorias em imóveis e promoveu a eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes, reforçando a continuidade das ações de vigilância em saúde.
Ações educativas e mobilização social
Além das visitas domiciliares, a SMS promove ações educativas e de mobilização social para orientar moradores sobre medidas simples de prevenção, como evitar água parada e manter caixas d’água vedadas. O objetivo é estimular a responsabilidade sanitária individual e coletiva.
População pode solicitar vistorias
A população pode solicitar vistorias ou denunciar possíveis focos do mosquito por meio da Central 1746, canal oficial da Prefeitura do Rio para demandas de serviços públicos.


























