Natal 2025: saiba que dia cai e como fica o feriado de 25 de dezembro

Natal 2025: saiba que dia cai e como fica o feriado de 25 de dezembro
Por Angélica Carvalho (editora-chefe): da REDAÇÃO, às 11h — O Natal 2025 cai em uma quinta-feira, transformando o calendário de dezembro em um tabuleiro estratégico para quem busca descanso ou precisa organizar a logística das festas de fim de ano. Por ser um feriado nacional que ocorre no meio da semana, a data impacta diretamente o funcionamento do comércio, da indústria e, principalmente, o planejamento de viagens de curto e longo curso dos brasileiros.
Diferente da véspera (24), considerada ponto facultativo, o dia 25 de dezembro consiste em feriado inegociável pela legislação brasileira. Ou seja, supermercados, shoppings e serviços de rua fica drasticamente reduzido ou totalmente suspenso.
No Rio de Janeiro e em outras capitais, o transporte público opera com frota reduzida. Logo, quem precisa se deslocar para reuniões familiares ou trabalho deve ter atenção redobrada.
Feriadão para quem enforca e o impacto no trabalho
O fato de o Natal cair em uma quinta-feira abre uma brecha para o famoso “enforcamento” da sexta-feira (26), juntamente com a própria véspera, dia 24. No setor público, muitos governos estaduais e municipais decretaram ponto facultativo na sexta-feira. Assim sendo, houve a criação de um feriadão de quatro dias.
No setor privado, a compensação de horas para emendar a folga é uma prática comum, mas deve ser acordada previamente entre empregador e empregado. Todavia, para quem trabalha em regime de escala, como em hospitais e segurança, a remuneração do dia 25 deve seguir a regra de pagamento em dobro ou concessão de folga compensatória.
Rodoviárias, Aeroportos e Supermercados lotados
Rodoviárias e aeroportos registram picos de movimento desde a noite de terça-feira (23) e na manhã de hoje (24). Com o Natal na quinta, o fluxo de retorno deve se concentrar na tarde de domingo.
Para quem ficou na cidade, entretanto, há sempre aquela correria de última hora. O motivo: sempre falta algo para a ceia e as pessoas ficam preocupadas em faltar algo para o dia seguinte, pois a maioria dos grandes supermercados não abrirá as portas na quinta-feira.
O Natal de 2025, pela sua posição no calendário, exige que a conclusão dos preparativos com antecedência. Principalmente, para evitar os gargalos de serviços que o feriado no meio da semana invariavelmente provoca.


























