
Foto: Mauricio Brazilio – SESRJ
O governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, marcaram presença na inauguração do Rio Imagem Baixada, neste sábado (08/07). O complexo, que conta com a presença dos prefeitos da região, é o maior da América Latina e promete revolucionar o acesso à saúde na região.
Equipado com tecnologia de ponta, o Rio Imagem Baixada tem capacidade para realizar até 40 mil exames por mês. O centro oferece uma ampla gama de exames, desde os mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama. Além disso, o local também oferece cirurgias não invasivas.
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
O secretário Dr. Luizinho ressaltou a importância do Rio Imagem Baixada para a população local, que antes precisava se deslocar para a capital em busca de atendimento especializado. Ele também anunciou a construção do Instituto Estadual do Câncer, que ficará ao lado do centro de diagnóstico.
O Instituto Estadual do Câncer, que terá sua construção iniciada ainda este ano e tem previsão de inauguração em 2025, vai oferecer tratamentos avançados, realizar pesquisas e capacitar profissionais. Com essa iniciativa, será possível oferecer um atendimento completo aos pacientes com câncer na região.
Investimento
O investimento no Rio Imagem Baixada ultrapassou os R$ 90 milhões, que foram utilizados para a construção do complexo e a compra de equipamentos. Os recursos foram provenientes do programa Pacto RJ.
A nova unidade, gerida pela Fundação Saúde, possui o dobro da capacidade do Rio Imagem localizado no centro da capital. Além de reduzir a espera por exames na Baixada, o centro também tem como objetivo atender a região Centro-Sul, Sul Fluminense e Costa Verde.
Os agendamentos serão feitos pelas clínicas e postos de saúde da rede pública. Com o Rio Imagem Baixada em operação, a população terá acesso rápido e eficiente aos exames necessários para um diagnóstico correto.