BrasilEducação

Enem 2025: segundo dia de provas soma sonhos e multiplica esperanças

Estudo revela principais erros na redação do Enem 2025 | Reprodução

Os portões fecharam às 13h e o Enem 2025 entrou no seu último capítulo, no segundo dia de provas, com mais de 4,8 milhões de inscritos encaram cinco horas de exame até às 18h30 (horário de Brasília). Em resumo, uma tarde que soma sonhos, multiplica esperanças e subtrai caminhos de quem tropeça nas 45 questões de matemática e nas 45 de ciências da natureza.

A pressão marca o ritmo das batidas do coração de cada estudante, que avança como pode, entre estratégia, nervosismo e fé no próprio preparo. O primeiro horário de saída abre às 15h30.

A corrida pela vaga universitária ganha força, enquanto a maratona mantém regras rígidas para todos os candidatos. O exame usa o horário oficial de Brasília, o que, em contrapartida, obriga quem mora em estados com fuso diferente a ajustar relógios e evitar atrasos.


Provas em três municípios do Pará têm nova data

A COP30 mexe no calendário ao passo que empurra as provas de Belém, Ananindeua e Marituba para 30 de novembro e 7 de dezembro. O Inep garante o mesmo padrão de aplicação nessas cidades, assim como orienta os candidatos a seguir as instruções do Cartão de Confirmação.


Reaplicação para afetados por desastres ou doenças

Candidatos que enfrentam desastres naturais bem como doenças infecciosas listadas no edital, podem pedir reaplicação a partir de 17 de novembro. Por exemplo, como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) na tarde de 7 de novembro.  O prazo termina em 21 de novembro, com retorno às salas ocorrendo, conforme informado pelo Inep, nos dias 16 e 17 de dezembro.


Primeira etapa levou 73% dos inscritos às salas

Enem 2025: segundo dia de provas soma sonhos e multiplica esperanças

Enem 2025: segundo dia de provas soma sonhos e multiplica esperanças | Ascom São Gonçalo

No primeiro domingo (9), 3,5 milhões de candidatos marcaram presença. Esse dado representa, em síntese, 73% dos 4,81 milhões de inscrições confirmadas no Enem 2025. Porém, quem faltou aso primeiro dia pode participar normalmente do segundo dia.


Regras de permanência e tempos adicionais

O exame exige permanência mínima de duas horas no ambiente de realização dos exames, porque a assinatura da lista de presença só ocorre a partir de 15h30. Entretanto, candidatos com tempo adicional aprovado previamente, encerram a prova às 19h30. Por outro lado, o uso de videoprova em Libras estende o limite até 20h30.

Objetos permitidos, documentos e recomendações

A organização recomenda que cada candidato leve o Cartão de Confirmação impresso, apesar de não se tratar de uma obrigação formal. O documento também aparece na Página do Participante, no Gov.br. A caneta precisa ser esferográfica, de tinta preta e corpo transparente. O documento de identificação deve ser o original, válido em todo o país e apresentado em versão física ou digital.


Declaração de comparecimento

Quem depende da declaração para comprovar participação acessa o documento na Página do Participante. O candidato imprime, leva até a porta da sala e entrega ao aplicador antes de entrar.


Novidades do Enem 2025

Enem 2025: segundo dia de provas soma sonhos e multiplica esperanças

Enem 2025: segundo dia de provas soma sonhos e multiplica esperanças

O exame traz três mudanças de destaque:

1) Pré-preenchimento para concluintes da rede pública
O sistema registrou automaticamente a inscrição de alunos do 3º ano do ensino médio público. Dos 1,9 milhão de concluintes, 1,34 milhão confirmaram a inscrição (72,6%), segundo o Painel Enem 2025 do MEC.

2) Retorno da certificação do ensino médio
A edição volta a certificar a conclusão para candidatos acima de 18 anos que solicitaram esse formato e atingiram o mínimo exigido: 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.

3) Sisu 2026 aceitará três edições do Enem
O sistema usará notas de 2025, 2024 e 2023 para ingresso no ensino superior público.


Para que servem as notas do Enem

As notas definem acesso a universidades públicas, bolsas totais ou parciais em instituições privadas, crédito estudantil, ingresso direto sem vestibular, oportunidades de estudo em Portugal, autoavaliação para treineiros e a certificação do ensino médio.


Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil