Gov.Br passa a enviar alertas sobre vencimento de passaporte

Gov.Br passa a enviar alertas sobre vencimento de passaporte | Divulgação/PF
Usuários já recebem alerta de vencimento do passaporte no Gov.Br, novidade que promete facilitar a vida de quem precisa renovar o documento. A ferramenta começa a funcionar nesta quarta-feira (12), em parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Polícia Federal (PF).
O novo sistema do Gov.Br envia notificações personalizadas pelo serviço de Caixa Postal do aplicativo, em três momentos distintos: quando faltarem oito meses, três meses e após o vencimento do passaporte.
Segundo o governo, o objetivo é oferecer uma experiência digital mais eficiente e reduzir esquecimentos. Em 2026, 1,9 milhão de pessoas deverão receber mensagens de lembrete.
Para ter acesso aos alertas, é necessário possuir uma conta Prata ou Ouro na plataforma Gov.Br.
“Essa é uma iniciativa que simplifica a vida das pessoas e fortalece a confiança na instituição”, destacou o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Caixa Postal
Desde fevereiro, a Caixa Postal do Gov.Br permite o envio de mensagens personalizadas sobre serviços públicos. Até agora, mais de 30 milhões de notificações já foram entregues aos usuários, abrangendo temas como Enem, CNU, Bolsa Verde, Meu SUS Digital, Pé-de-Meia e Emissão de Certificados Digitais.
Plataforma ampliada
Atualmente, o Gov.Br reúne 4,6 mil serviços federais e 8,7 mil serviços estaduais e municipais. Entre os mais usados estão a Assinatura Gov.Br, Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
O nível Prata pode ser obtido via reconhecimento facial vinculado à CNH ou por validação bancária. Já o nível Ouro exige conferência facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Assim, garantindo maior segurança e acesso total aos serviços públicos digitais.
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