Brasil

Simepar confirma três tornados com ventos de até 330 km/h no Paranác

Simepar confirma três tornados com ventos de até 330 km/h no Paranác | Divulgação/Ari Dias

Três tornados no Paraná atingiram cidades da região central do estado na sexta (7), com ventos de até 330 km/h. O Simepar confirmou os fenômenos nesta segunda (10). O impacto devastou Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo.

O governo estadual decretou luto oficial de três dias. Seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. A maioria das vítimas estava em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% das casas foram destruídas.

Segundo o Simepar, a combinação de calor, umidade e mudança brusca de ventos criou um ambiente propício para tempestades severas. As análises indicam que o primeiro tornado, de categoria F3, formou-se dentro de uma supercélula — o tipo mais perigoso de tempestade.

Em seguida, outros dois tornados atingiram Guarapuava e Turvo. Contudo, em Guarapuava, o fenômeno chegou a 250 km/h e foi classificado como F2. Em Turvo, os ventos alcançaram 200 km/h, também de categoria F2.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil seguem com o cadastramento das famílias e a distribuição de donativos. O governo informou que não há mais buscas em andamento e que a limpeza das áreas afetadas continua.

A Secretaria de Saúde do Paraná relatou 22 pacientes internados até esta segunda (10). O esforço conjunto entre moradores, voluntários e agentes públicos acelera a recuperação das cidades atingidas.

Veja a nota

“O Corpo de Bombeiros informa que não há mais buscas ou resgates e atendimentos pré-hospitalares. O trabalho de cadastramento e atendimento das famílias continua, assim como a distribuição dos donativos. O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento”, informou o governo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil