Leste FluminenseNiterói

Rodrigo Neves defende protagonismo das cidades na COP 30

Rodrigo Neves defende protagonismo das cidades na COP 30 | Divulgação

Rodrigo Neves defendeu o protagonismo das cidades nas ações globais contra as mudanças climáticas. O prefeito de Niterói e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) participou, nesta semana, da 88ª Reunião Geral da FNP, integrada à Cúpula Mundial de Prefeitos, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o gestor fez a leitura da Carta Compromisso dos Municípios Brasileiros para a COP 30, que será realizada a partir do dia 10 de novembro em Belém (PA). O documento reforça a importância das cidades nas políticas ambientais e defende um federalismo cooperativo para enfrentar os impactos climáticos.

“Vamos reforçar na COP 30 o papel do poder local nesse pacto mundial em relação às mudanças climáticas. É urgente viabilizar o financiamento de políticas sustentáveis e tirar do papel projetos já aprovados em todo o país”, afirmou Rodrigo Neves.

O posicionamento do prefeito de Niterói recebeu apoio dos demais integrantes da FNP, presidida por Eduardo Paes, anfitrião do evento.

Entre os temas debatidos, o BNDES apresentou um estudo sobre mobilidade urbana sustentável, com foco em reduzir o impacto ambiental do transporte público. Niterói foi destaque com o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o Barreto ao Centro, em 10 estações, com recursos federais.

O diretor de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Marcell Costa, ressaltou que o transporte público é prioridade na pauta climática nacional.

“O desafio da mobilidade é de governança e financiamento. O transporte representa uma das maiores oportunidades de transformação social”, afirmou.

Rodrigo Neves também convidou os prefeitos presentes para a 30ª Cúpula da Rede Mercocidades, que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, em Niterói, com foco em Segurança Pública. Na ocasião, o prefeito assumirá a presidência da entidade, reforçando o protagonismo internacional da cidade.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta