Operação Contenção, no Rio: Rodrigo Neves diz que situação em Niterói é de normalidade

Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, ladeado por Felipe Orgdacy e pelo Coronel Oliveira, afirma que situação da segurança pública na cidade é de normalidade. Declaração ocorre por conta do caos de insegurança pública no Rio e em São Gonçalo, decorrentes da Operação Contenção, nas comunidades da Penha e Alemão | Reprodução
Niterói, 28 de outubro de 2025: André Freitas, editor-executivo e repórter, às 19h27 — O relógio marcava exatamente 17h20 quando o Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, fez um comunicado, afirmando que a situação de segurança pública em Niterói estava dentro da normalidade.
O pronunciamento ocorreu no contexto dos reflexos da Operação Contenção, realizada no Rio de Janeiro, que gerou reflexos em São Gonçalo. A facção criminosa Comando Vermelho, alvo da ação das forças de segurança, determinou diversas medidas de retaliação que atingiram, além de São Gonçalo, outros bairros da capital.
Rodrigo Neves garantiu que as equipes de segurança de Niterói estão monitorando a situação em tempo real, com atualizações sempre que necessário. A declaração foi dada ao lado do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Oliveira, juntamente com o coordenador de Gestão Integrada e de Segurança de Niterói, Felipe Orgdacy, também policial federal. Além deles, estavam o secretário de Ordem Pública, Coronel Gilson Chagas, assim como Felipe Peixoto, secretário Executivo.
O prefeito apelou para que as pessoas não compartilhassem informações sem confirmação oficial.
“Não há nenhuma ocorrência registrada, bloqueio ou fechamento em vias da cidade. O policiamento foi reforçado e as forças de segurança pública seguem atuando de forma integrada para garantir a tranquilidade da população”, disse.
O Coronel Oliveira, comandante do 12º Batalhão, também se pronunciou dizendo que a Polícia Militar está atuando com efetivo reforçado em locais estratégicos de Niterói. Citou, por exemplo, vias expressas, barcas e terminais de ônibus.
“O expediente administrativo da polícia militar foi encerrado, todos os policiais militares do batalhão estão nas ruas, reforçando. Nós recebemos também um aporte de efetivo das unidades de saúde administrativas da PM para reforçar o policiamento nos principais pontos da cidade, como terminais rodoviários, hidroviários, as principais vias, corredores estruturais daqui de Niterói, trabalhando de uma forma integrada com as demais forças de segurança que atuam no município”, declarou.
Niteroienses passam perrengue no Rio
Por outro lado, muitos moradores de Niterói enfrentam dificuldades de sair do Rio de Janeiro em direção à cidade. No Terminal João Goulart, grandes filas se formam, principalmente baias que atendem as linhas de ônibus com destino a outros municípios.
O samba sambou
A escola de samba Unidos do Viradouro cancelou o ensaio de quadra marcado para esta terça-feira. A quadra da agremiação fica no Barreto, quase no limite entre Niterói e São Gonçalo. Diversos componentes da bateria, assim como das alas de comunidade e outros músicos da Viradouro não moram em Niterói.

























