Governo cria 6.737 cargos em universidades e institutos federais

Governo cria 6.737 cargos em universidades e institutos federais | Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governo federal criou 6.737 novos cargos em universidades e institutos federais, conforme portaria publicada nesta quarta-feira (15), para ampliar e modernizar a rede de ensino superior.
As vagas contemplam professores e técnicos-administrativos, incluindo substitutos e visitantes, distribuídas conforme as demandas de cada instituição. Desde 2023, cerca de 15 mil novas posições já foram abertas nas instituições federais de ensino.
No banco de professor-equivalente de magistério superior, os cargos atendem áreas estratégicas como engenharia, saúde e tecnologia. Há também posições para atualização do quadro de técnico-administrativos.
Parte das novas vagas é destinada a professores do ensino básico, técnico e tecnológico. Eles atuarão em cursos de base tecnológica e novos campi dos institutos federais.
A distribuição das vagas seguiu critérios técnicos definidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC), considerando a demanda de cada instituição.
Segundo o governo, a medida busca fortalecer a educação pública federal, ampliar o acesso a cursos superiores e atender às necessidades crescentes de formação de profissionais qualificados.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI



























