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Apagão afeta mais de 720 mil pessoas no Estado do Rio

Apagão afeta mais de 720 mil pessoas no Estado do Rio | Reprodução

Mais de 720 mil pessoas ficaram sem luz no Estado do Rio de Janeiro no início da madrugada desta terça-feira (14). O apagão no Rio de Janeiro foi provocado por uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia em várias regiões do país.

A Light, responsável pela distribuição na capital e na Baixada Fluminense, informou que o problema ocorreu devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Cargas (Erac) — um mecanismo automático que corta a carga elétrica quando o sistema detecta uma falha grave.

O procedimento interrompeu 11 subestações da concessionária, afetando as zonas Norte e Oeste e parte da Baixada Fluminense, deixando 450 mil clientes sem energia. O fornecimento foi restabelecido às 1h05, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Enel também registrou falhas

A Enel, que atende cidades da Região Metropolitana, Serrana, dos Lagos e Norte Fluminense, relatou impacto em 280 mil clientes. O fornecimento foi normalizado às 1h22.

Outros seis estados também foram atingidos: São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.

Incêndio em reator no Paraná iniciou o apagão

Segundo o ONS, o apagão teve origem em um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná. A falha desligou toda a estrutura de 500 kilovolts (kV) e abriu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

A Região Sul perdeu 1.600 MW de carga; o Nordeste, 1.900 MW; o Norte, 1.600 MW; e o Sudeste, 4.800 MW.

Após a ocorrência, o ONS coordenou a recomposição do sistema em conjunto com as concessionárias.

“O retorno das cargas ocorreu de forma segura nos primeiros minutos. Em até 1h30, as regiões Norte, Nordeste e Sudeste já estavam restabelecidas. O Sul teve recomposição total por volta de 2h30”, informou o órgão.

Reunião para apurar causas

O ONS marcou reunião emergencial com os agentes do setor elétrico para esta terça (14). Até sexta-feira (17), será realizada a Análise da Perturbação, que vai embasar o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) e identificar as causas da falha.

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