BrasilSaúde

SUS recebe primeiro lote do medicamento contra câncer de mama HER2-positivo

SUS recebe primeiro lote do medicamento contra câncer de mama HER2-positivo | Rovena Rosa/Agência Brasil

O medicamento contra câncer de mama, trastuzumabe entansina, chegou ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (13). Incorporado ao SUS em 2022, ele é indicado para pacientes com câncer de mama HER2-positivo em estágio 3 que não respondem à quimioterapia inicial.

Nesta primeira remessa, foram entregues 11.978 unidades. Ao todo, o governo federal comprou 34,4 mil frascos-ampola, divididos em quatro lotes. Os próximos envios estão previstos para dezembro deste ano, março e junho de 2026, garantindo atendimento a 100% da demanda atual. No total, 1.144 pacientes devem ser beneficiados ainda em 2025.

Distribuição pelo SUS

O medicamento será repassado às secretarias estaduais de Saúde, que farão a distribuição conforme protocolos clínicos vigentes. O investimento federal para essa aquisição é de R$ 159,3 milhões.

Segundo o diretor do Departamento de Atenção ao Câncer, José Barreto Campello Carvalheira, o medicamento começará a chegar aos pacientes entre outubro e início de novembro.

Redução da mortalidade e recidiva

Carvalheira destacou a importância do avanço:

“É gigantesco para a oncologia nacional. Este medicamento vai reduzir em 50% a mortalidade das pacientes com câncer de mama HER2-positivo. Também diminui em 50% a recidiva local. É uma grande vitória para o povo brasileiro, especialmente neste Outubro Rosa.”

O diretor reforçou que o tratamento com trastuzumabe entansina será oferecido às pacientes que apresentam restos tumorais após a quimioterapia, permitindo um novo ciclo terapêutico eficaz.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emBrasil