Previsão do tempo Rio: frente fria traz chuva e queda de temperatura

Previsão do tempo Rio: frente fria traz chuva e queda de temperatura | Elsson Campos/Divulgação/Prefeitura de Maricá
O sol até apareceu em alguns bairros nesta segunda-feira (13), mas a previsão do tempo Rio aponta mudança rápida no clima. Uma frente fria avança sobre a cidade e pode trazer chuva fraca a moderada ainda hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O órgão emitiu alerta de tempestade com nível de perigo em várias regiões do estado. O aviso inclui risco de ventos fortes, queda de granizo e interrupção de energia elétrica.
Tarde e noite com chuva forte e ventos
Durante a tarde e à noite, o céu permanece nublado e há chance de chuva moderada a forte. Os ventos também ganham intensidade. A temperatura máxima pode chegar a 36°C.
O INMET reforça o risco de estragos em plantações e alagamentos localizados. As regiões Metropolitana, Serrana, Sul Fluminense e Costa Verde estão sob alerta de tempestade.
Terça e quarta com tempo fechado
Na terça-feira (14), o Sistema Alerta Rio prevê madrugada chuvosa e céu encoberto durante o dia. Os ventos seguem moderados. A temperatura cai e varia entre 16°C e 28°C.
A quarta-feira (15) deve continuar nublada, mas o sol aparece entre nuvens. Há possibilidade de chuviscos ocasionais. A máxima será de 25°C, e a mínima, de 16°C.
Tempo melhora a partir de quinta-feira
Na quinta-feira (16), o clima começa a melhorar. O sol reaparece, e o céu fica parcialmente nublado. Não há previsão de chuva. A temperatura sobe e varia de 17°C a 31°C.
Na sexta-feira (17), o tempo segue estável. O céu deve ficar parcialmente nublado, com ventos leves. A máxima chega a 34°C, e a mínima fica em 19°C.
Mudança de padrão climático no estado
Segundo meteorologistas, o avanço dessa frente fria marca o fim do período de calor intenso e o início de uma fase com maior variação térmica. Apesar disso, o calor retorna gradualmente até o fim da semana.
O fenômeno também influencia cidades do interior do estado, com chuvas mais intensas na Região Serrana e na Costa Verde.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI