Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação na Itália

Lula participa do Fórum Mundial da Alimentação na Itália | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula viaja à Itália neste sábado (11) para participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, em Roma. O evento é promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e marca o início de uma série de encontros sobre segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.
Durante a visita, Lula também participa da Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa copresidida por Brasil e Espanha. O encontro reúne ministros, representantes de governos, bancos multilaterais e agências da ONU.
Avanços e metas globais
A Aliança foi criada sob liderança brasileira no G20, com foco em erradicar a fome e reduzir desigualdades. A iniciativa apoia planos nacionais de combate à fome em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. Mais de 80 parceiros financeiros e técnicos já demonstraram interesse em apoiar as ações.
Entre os temas da reunião, estão os resultados da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que busca fortalecer políticas locais contra a pobreza e os riscos climáticos. O Itamaraty informou que a Aliança está prestes a atingir 200 membros, incluindo países, universidades e instituições financeiras.
Crescimento da rede global
Atualmente, há 13 pedidos de adesão ao grupo, sendo sete da África, dois da América Latina e Caribe, três do Sudeste Asiático e um do Oriente Médio. Em Roma, Lula também participa da inauguração do novo espaço que abrigará os mecanismos de apoio da Aliança.
O convite para a participação do presidente foi feito pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho. Na ocasião, ele destacou que o Brasil saiu do Mapa da Fome.
Fórum destaca ciência e inovação
O Fórum Mundial da Alimentação ocorre até o dia 18 de outubro e celebra os 80 anos da FAO, criada em 1945. A edição de 2025 tem como pilares a juventude, ciência, inovação e investimentos, com foco nos “quatro melhores”: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida.
A programação inclui atividades comemorativas e prêmios voltados para boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI