Niterói exige contêineres para lixo em condomínios multifamiliares

Niterói exige contêineres para lixo em condomínios multifamiliares | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
A partir desta segunda-feira (06), entrou em vigor a nova norma sobre coleta de resíduos em condomínios multifamiliares em Niterói. A Lei 3.987/2025, que altera o Código de Limpeza Urbana do município, determina que os resíduos sejam acondicionados em recipientes plásticos com tampa e rodas, com capacidade de 120 ou 240 litros, e colocados em sacos plásticos pretos de 100 litros.
Os condomínios tiveram seis meses, desde a publicação da lei, para se adequar às novas exigências. Desde maio, a Prefeitura de Niterói, por meio das equipes de Sustentabilidade da Clin (Companhia de Limpeza de Niterói), realiza ações de conscientização nos bairros, orientando moradores e síndicos sobre o uso correto dos contêineres.
“Mesmo antes da nova lei, muitos condomínios já adotavam contêineres, com excelentes resultados. Eles evitam que animais espalhem resíduos, deixam as ruas mais limpas e tornam a coleta mais eficiente, sem atrasos nas rotas”, afirmou Acílio Borges, presidente da Clin.
Os técnicos reforçam que o descarte inadequado no chão deixa os resíduos vulneráveis a animais, vento, chuva e catadores. Com a adoção dos contêineres, é possível reduzir a poluição visual, o mau cheiro e prevenir a proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros vetores de doenças. Os moradores também devem respeitar os horários corretos de coleta em suas regiões.

Niterói exige contêineres para lixo em condomínios multifamiliares | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
O síndico Manuel Pestana, de Icaraí, relata a melhoria após a implantação do sistema:
“Desde 2019, usamos contêineres para a coleta de lixo. Eliminamos os sacos nas calçadas, que causavam sujeira e obstruíam bueiros. Agora, os contêineres ficam guardados durante o dia e são colocados pouco antes da chegada do caminhão da Clin. O sistema funciona muito bem e é aprovado pelos moradores”, disse.
A profissional da Clin, Priscila Santos, explica o trabalho de conscientização em Santa Rosa:
“Estamos informando os moradores sobre a conteinerização. Essa iniciativa melhora o descarte de resíduos, contribui para a organização da cidade e para a saúde pública”, destacou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI