Niterói lança Escola de Educação Popular e Fórum Estadual de Participação Social

Niterói lança Escola de Educação Popular e Fórum Estadual de Participação Social | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
A Prefeitura de Niterói marcou o sábado (27) com um dia dedicado à democracia participativa. Pela manhã, ocorreu a aula inaugural da primeira edição da Escola de Educação Popular de Niterói, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto. O evento contou com autoridades municipais e o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões.
À tarde, o espaço sediou a etapa estadual do Fórum Nacional de Participação Social, reunindo cerca de 50 entidades do estado para debater redes de diálogo entre sociedade civil e poder público.
Educação popular fortalece a democracia
A participação social é um direito constitucional e pilar da democracia. Niterói é pioneira nesse tipo de política, por meio de programas como o Niterói Que Queremos.
“Niterói é um grande exemplo de educação popular permanente, construída com movimentos sociais e governo. Políticas públicas só se fortalecem com diálogo constante. Conselhos, fóruns e educação popular são fundamentais nesse processo”, destacou Marcilene Souto, chefe de gabinete, representando o prefeito Rodrigo Neves.
Escola de Educação Popular de Niterói
A nova Escola marca o início de um ciclo de formação voltado a:
-
Fortalecer a participação cidadã;
-
Ampliar o controle social;
-
Promover políticas públicas construídas com a sociedade.
O secretário nacional Renato Simões reforçou a parceria técnica entre a Secretaria Geral da Presidência e a Prefeitura.
“O plano municipal de participação social de Niterói está alinhado com as diretrizes do presidente Lula. Queremos aprofundar a relação com os conselhos e a educação popular”, afirmou.

Niterói lança Escola de Educação Popular e Fórum Estadual de Participação Social | Divulgação/Lucas Benevides/Prefeitura de Niterói
A Escola terá início em outubro e abordará temas como democracia participativa, representatividade, participação institucionalizada, articulação comunitária e planejamento participativo.
Integração entre presencial e digital
Segundo Octávio Ribeiro, secretário municipal de Participação Social, a Escola será ponto de partida para formação contínua e prática da participação social.
“A iniciativa contribuirá para que os colegiados de Niterói exerçam seu papel de forma cada vez mais efetiva na construção de políticas públicas”, explicou.
Fernando Stern, coordenador de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão, destacou o papel das ferramentas digitais.
“Em tempos de ataques à democracia, preparar as pessoas para fazer florescer a participação social é prioridade. Vamos integrar o presencial e o digital, sem perder o olho no olho. Ouvir todos, nas ruas, assembleias, conselhos e também nas plataformas digitais”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI