Rio de Janeiro - Capital

Polícia prende hacker suspeito de invadir sistemas judiciais e governamentais

Polícia prende hacker suspeito de invadir sistemas judiciais e governamentais | Reprodução/Freepik

A Polícia prende hacker nesta sexta-feira (26) em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. Ele é apontado como operador técnico de quadrilha especializada em ataques a sistemas judiciais e governamentais.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito fraudava credenciais de juízes e desembargadores. Com elas, quebrava autenticações em duas etapas, decodificava certificados digitais, manipulava cadastros, emitia alvarás e desbloqueava sistemas de forma ilícita.

As investigações envolveram a 36ª DP (Santa Cruz), 24ª DP (Piedade), a Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) e a Polícia Civil de Santa Catarina. Ele também era procurado no estado da Região Sul. Por isso, a ação foi planejada em conjunto.

Durante buscas em sua residência, a polícia encontrou um escritório do crime, equipado com notebook, celular e caderno de anotações. A quadrilha causou prejuízos ao Poder Judiciário, à administração pública e a particulares. Dados sensíveis foram comprometidos e atividades ilegais foram fomentadas.

O Tribunal Regional Federal do Rio (TRF-2) expediu mandado de prisão preventiva por peculato. O suspeito já está à disposição da Justiça.

“O trabalho investigativo vai continuar para identificar outros crimes praticados pela quadrilha”, afirmou o delegado Edezio Ramos, titular da 36ª DP.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta